Páginas

Crassula Capitella Thyrsiflora

Crassula Capitella Thyrsiflora
Nome cientifico: Crassula Capitella Thyrsiflora
Família: Crassulaceae
Género: Crassula
Nativa: Africa do Sul
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Pagoda vermelha, vila de pagoda, dente de tubarão.

Descrição: A Crassula Capitella Thyrsiflora é uma planta suculenta que forma várias rosetas com folhas estreitas, pontiagudas e espalmadas que se amontoam em forma de pagoda. O nome pagoda faz alusão a um tipo de torre com múltiplos beirados muito comuns em alguns países asiáticos. Dependendo das condições de cultivo e da época do ano, as folhas tendem a ser inicialmente verdes e posteriormente vermelhas quando expostas ao sol. Os caules crescem de forma alongada, principalmente na época da floração.
As flores são pequenas e brancas, surgem agrupadas em inflorescências pontiagudas não ramificadas ao longo do Verão e outono.

Cuidados com a Crassula Capitella Thyrsiflora


Condições de cultivo favoráveis: Preferem sol pleno ou sombra parcial. Há no entanto necessidade de tomar algum cuidado com o sol intenso dos períodos mais quentes do dia, que pode queimar as suas folhas. A intensidade da luz recebida irá interferir com a cor das folhas da suculenta, quanto maior for a intensidade da luz, mais vermelhas ficam, a escassez de luminosidade reverte o processo, as folhas passam a verde. 
Prefere clima quente mas resiste ao frio, contudo evite expô-la a temperaturas negativas, embora possa resistir a um baixo nível de geada por um curto período. Extremos de frio ou de calor poderão provocar danos irreversíveis na planta. 
Requer um solo bastante poroso, que permita uma boa drenagem da água. Uma mistura arenosa indicada a cactos e suculentas completa estes requisitos. Poderá comprar ou fazer esta mistura em casa:(Como preparar terra para cactos e suculentas). 

Manutenção da Crassula capitella Thyrsiflora: O cultivo desta suculenta exige alguns cuidados, pois trata-se de uma suculenta delicada que arrisca-se a sucumbir com alguns excessos, principalmente de humidade. As suas  necessidades hídricas são semelhantes as de outras suculentas, porém um pouco mais sensível á humidade que as demais. Evite regar em excesso, esta suculenta é muito resistente e tolerante á seca. Deixe secar totalmente o solo antes de irrigar novamente, as regas excessivas podem conduzir ao apodrecimento da suculenta. Reduza a irrigação no inverno, o frio associado á humidade prolongada conseguem provocar danos sérios á Crassula capitella thyrsiflora.
Colocar uma cobertura seca sobre o substrato pode ser benéfico á planta, isso impede que a humidade entre diretamente em contacto com as folhas basais e evita que estas apodreçam e contaminem as restantes.
Pode eventualmente beneficiar de uma poda, principalmente quando ela começa a a ficar com aparência desgrenhada, com caules longos e ralos. A melhor época para fazer a poda é na Primavera ou após a floração. 
Habituada a viver em solos rústicos e pobres, não é muito exigente quanto á adubação, mas pode fornecer adubo indicado a cactos e suculentas a cada 3 meses, excluindo o período de repouso coincidente com os meses mais frios do ano.
Deve ser vobservada regularmente. A Crassula capitella thyrsiflora é suscetível a cochonilhas e doenças fúngicas. A aplicação de uma calda de água oxigenada ocasional pode prevenir estes males (Como preparar e usar a solução de água oxigenada)

Multiplicação da Crassula capitella Thyrsiflora: É propagada por divisão, por folhas ou por estacas de caule, preferencialmente nas estações quentes, Primavera e Verão. Na propagação por estacas deverão ser escolhidas as estacas mais fortes e eliminar as folhas da base. Deixam-se a cicatrizar por 1 a 2 dias e plantam-se numa mistura arenosa. Mantem-se as novas mudas em local sombreado. Não é um processo difícil, mas requer algum cuidado principalmente com o ponto da humidade. Não regue as novas plantas nos primeiros dois a três dias, depois comece a regar levemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário