Cultivo da couve flor

Sementeira e cultivo da couve flor

A couve flor pode ser colhida todo o ano. As mais cultivadas são as que são colhidas no fim do inverno, contudo existem centenas de variedades adaptadas ao clima, às estações do ano e ao solo.
Preferem climas húmidos e temperados, poderão não resistir a Invernos severos ou a Verões muito intensos. As temperaturas altas poderão provocar inflorescências precoces, pouco compactas e de sabor desagradável.

Onde plantar a couve flor


As couves flor dão preferência a solos cavados em profundidade, ricos em matéria orgânica. Cresce melhor em solos com o pH entre os 6,5 e 7,5. O terreno deve ter boa capacidade de retenção de água, mas contando com uma boa drenagem

Sementeira e plantação da couve flor


Escalone as sementeiras de forma a garantir a produção todo o ano.
O transplante efectua-se quando as plantas alcançam 10 a 15 cm com 3 a 5 folhas.
Enterre a planta até à base das primeiras folhas, com cuidado para não cobrir o olho.
Deixe um espaço de 60 a 75 cm entre plantas, em todas as direcções, a distancia também vai depender da variedade.

Tratos culturais da couve flor


A couve flor é muito sensível à falta de água no solo, deve ser regada com frequência, de forma a que o solo se mantenha sempre húmido. sem contudo deixar encharcar.
Mantenha a terra livre de ervas daninhas, de forma a evitar a concorrência de nutrientes.
Para um correcto desenvolvimento a couve flor necessita de ter boro à disposição, a ausência deste micronutriente poderá levar à formação de talos ocos e escuros.


Pragas e doenças da couve flor


A mosca da raiz é um dos seus principais inimigos. Evite-a colocando um disco de 15 centímetros, ao redor de cada planta na altura da transplantação.
Caracóis e lesmas também são pragas a ter em atenção. Pode usar um moluscicida, contudo eu não sou adepta dessas práticas e prefiro usar os meios mais naturais. Sugiro que leis: Lesmas e caracóis, como se livrar deles

Colheita da couve flor


A colheita da couve flor dá-se quando a inflorescência atinge o desenvolvimento completo e antes que comece a abrir, o que pode levar 60 a 280 dias, dependendo da variedade.
As cabeças devem ser brancas e compactas. Para manter a brancura, dobre folhas centrais sobre a cabeça, deste modo irá proteger a cabeça da couve flor das radiações do sol o principal causador do amarelecimento.

Sugiro que também leia: Couve flor, benefícios e propriedades para a saúde

2 comentários:

  1. Teria como cultiva couve flor no vaso ou em uma bandeija Grande

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de poder saber como funciona o processo de cultivo da couve flor. É um desejo meu, no futuro, também plantar a couve flor.

    ResponderEliminar