12.08.2013

As vantagens da cinza na agricultura

As vantagens da aplicação de cinza na agricultura

As cinzas que resultam da combustão das madeiras das nossas lareiras e fogões, são uma excelente fonte macro nutrientes tais como o potássio, fosforo e outros minerais. Também é rica em alguns micronutrientes essenciais para o desenvolvimento equilibrado das plantas.

A cinza e suas aplicações na agricultura


A aplicação de cinzas reduz a aplicação de adubos químicos, contribui para a redução da acidez do solo. Aumenta o teor de matéria orgânica no solo favorecendo a microbiologia do mesmo Minimiza os custos de produção, contribuem para um planeta mais saudável e uma alimentação mais sã.

Usada em calda juntamente com cal  têm um efeito repelente e protector das plantas.
As cinzas de madeira podem ser adicionadas à pilha de compostagem, enriquecendo esta, contudo devem-se usar com moderação devido ao seu elevado PH .

Benefícios das cinzas para as plantas


  • Têm um efeito protector sobre as plantas, torna as plantas mais fortes ficando estas mais resistentes a pragas e fungos.
  • Nutre e torna as frutas mais doces, devido ao seu alto teor em potássio. Este componente também aumenta a resistência das plantas a factores esternos.
  • Têm acção repelente, colocada ao redor das plantas afugenta caracóis e lesmas. Polvilhada sobre as plantas repele coelhos.
  • Corrige solos ácidos, devem ser usadas com precaução em solos alcalinos.
  • Polvilhar as plantas nas noites frias com geada, ajuda-as a resistir melhor ao frio.
  • Ajudam a prevenir ataques de brocas nas árvores, para tal fazer uma pasta e pincelar o tronco da árvore.


2 comentários:

  1. Essa matéria foi ótima para que eu me decidir em utilizar cinzas em minha horta sem agrotóxicos. Estou com uma plantação de quiabos e vou começar uma de pimenta de cheiro. Obrigado pela dica! Visite meu blog: olericulturafenix.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz que tenha gostado, eu tenho muito bons resultados com a cinza.
    Já estou visitando seu blog e acho-o muito interessante, parabéns!

    ResponderEliminar