7.20.2017

Cultivo do abacateiro (abacate)

Cultivo do abacateiro abacate

O abacate é um fruto tropical proveniente do abacateiro (Persea Americana) é originário da América do sul mais propriamente do México. Actualmente é cultivado em várias partes do globo. Trata-se de uma árvore de grande porte, que pode ultrapassar os 30 metros de altura.

O abacate é um fruto rico em gorduras boas as mono insaturadas, que são muito importantes ao bom funcionamento do sistema cardiovascular. Conheça melhor as vantagens deste fruto: Benefícios do abacate

O abacate não amadurece na árvore, na natureza ele cai e amadurece depois. Por tal é necessário colhe-lo verde, assim que o tamanho indique que ele atingiu o completo desenvolvimento. O amadurecimento do abacate acelera se o juntar a frutos que larguem gás etileno como por exemplo a banana.

Polinização do abacateiro


Os abacateiros são árvores de polinização cruzada, com uma característica invulgar, têm variedades de dois tipos: a A e a B, sendo por isso muito difícil dar-se a polinização entre flores da mesma planta.

Na variedade do tipo A, a parte feminina da flor abre de manhã com o fim de receber o pólen e a masculina abre na tarde do dia seguinte, altura em que a parte feminina já não está disponível.
Dentro deste tipo podemos encontrar as variedades: Princesa, Reed, Hass, Simmonds, Fortuna, Ouro Verde, Wagner e Paulista, dentre outros.

Na variedade do tipo B o processo dá-se ao contrário, a parte masculina abre de manhã e a feminina na tarde do dia seguinte, dá-se novamente o desencontro impedindo a polinização que leva à frutificação.
Dentro deste tipo podemos encontrar a variedade: Pollock, Fuerte, linda e Quintal, dentre outros.

Se queremos ter uma polinização eficiente, teremos de adquirir as duas árvores de tipos diferentes, ou seja a variedade A e a variedade B. Ou então enxertam-se ramos do tipo B numa árvore do tipo A e vice versa.

Cultivo e manutenção do abacateiro


Coloque as sementes de abacate num vaso com 20 cm de largura por 40 cm de fundura, enterrados a 5 cm de profundidade.
Mantenha em local arejado, com sombreamento moderado. O transplante deve ser efectuado no momento em que o pequeno abacateiro atingir os 40 a 50 cm de porte e já tiver passado o perigo da geada.

Tenha especial atenção com as regas, principalmente na época quente.
Coloque cobertura morta à volta da planta, como palha, tenha o cuidado de não encostar ao tronco.

Um abacateiro semeado dentro dos métodos caseiros, ou seja através do caroço, pode levar de 7 a 9 anos a frutificar, se pretende mais rapidez terá de comprar um enxertado que pode começar a frutificar aos dois anos.

A temperatura ideal para o seu cultivo situa-se à volta dos 20º.
Os ventos forte são um factor a ter em conta já que podem ocasionar a queda dos frutos de abacate na fase inicial. Quando possível plante-o em local abrigado.
O abacateiro necessita de um local ensolarado, com solo rico em matéria orgânica, profundo e com boa drenagem. Na fase inicial o abacateiro é muito exigente em fosforo, um mineral importante ao bom desenvolvimento radicular

Poda e manutenção do abacateiro


Quando o abacateiro atingir 1 m de altura, corte-lhe a ponta de forma a estimular o desenvolvimento de ramos laterais. Deixe apenas 4 ramos, para tal escolha os mais forte e afastados uns dos outros, repita o processo nestes 4 ramos.

Ao longo do desenvolvimento do abacateiro vá retirando os ramos secos e doentes. Remova também os ramos direccionados para o centro da copa, de maneira a evitar uma copa muito fechada.

Será possível produzir abacate em Portugal?


Quando se trata de árvores de origem tropical fica sempre a dúvida: Será possível produzir abacates em Portugal? Sim com toda a certeza!
Sendo eu da Bairrada vou falar mais propriamente desta região, onde existem muitos abacateiros com alta produção de frutos. Estamos a falar de uma zona de Portugal com Invernos frios e geadas acentuadas. A maioria dos abacateiros avistam-se protegidos por construções altas, contudo também se encontram boas árvores desprotegidas. Há pouco tempo até começou um novo ciclo na agricultura da região, alguns agricultores apostam na produção de abacates para fins comerciais e estamos a falar de hectares.

No seu habitat natural o abacateiro cresce com poucos cuidados, já aqui por Portugal é aconselhável ter algumas precauções.
Depois de adultos os abacateiros conseguem sobreviver sem grandes cuidados, mas no seu inicio de ciclo a realidade é bem diferente. Quando desprotegidos são facilmente queimados pelas geadas e envolvê-los com manta térmica, ou proporcionar-lhes pequenos abrigos, são duas das soluções possíveis. 

1 comentário:

  1. Olá ! Tenho um Abacateiro Russel que produz muito pouco face a outras qualidades que existem aqui na zona. Qual será a melhor qualidade para ajudar na frutificação ? Este seu poste tem a melhor informação que encontrei até agora. Obrigado

    ResponderEliminar