7.28.2015

Predadores na capoeira

Ratos e ratazanas sempre foram um forte na minha capoeira. Situada perto de pinhais e de locais de armazenagem de cereais, entre ouros, sempre foi muito atacada por este tipo de praga.
Mas ultimamente as as chacinas à minhas aves começaram a mudar. O predador limitava-se a  cortar-lhes a traqueia, comer parte da cabeça e do pescoço, sendo que o resto ficava intacto.

Galinha morta por doninha

Por estes lados sou a única a sofrer estes prejuízos, em toda vizinhança ouvem-se queixas. Uns dizem que é a doninha, já outros acusam o saca rabos.

Um bicho estranho na capoeira.



Inicialmente a devastação começou em pintos, já bem grandes. De 14 não sobrou um.
Agora acabou-se pensei eu. Mas enganei-me a matança segui para as pombas. Estranho pensava eu, como é que um animal têm agilidade para apanhar aves tão activas e ainda por mais, empoleiradas.
Acabou com as pombas segui-o a devastação nas rolas, cheguei a colher 4 mortas, todas no mesmo ninho. Todas com a cabeça ou a traqueia cortada  e pescoço comidos.
Venenos para ratos nada, nem lhe tocavam, desde pastilhas a granulado, nada!

Depois de ler algumas noticias na Internet descobri que os habitantes de uma aldeia de Linhares no concelho de Carrazeda de Ansiães, passaram por uma situação idêntica à mais de uma dezena de anos atrás.

Será doninha ou saca rabos?


Pôs-se a hipótese saca rabos. Mas depois de uma pesquisa verifiquei que estes têm hábitos diurnos e que normalmente quando entram numa capoeira a desbastação é total. Esta hipótese foi posta de lado, já que as minhas aves eram atacadas durante a noite.

Ficou a doninha como a hipótese mais viável. Os indícios são fortes, já que são animais de hábitos nocturnos o que coincide com o facto das minha aves terem sido mortas durante a noite. Para além
Fezes de doninha
deste facto constata-se que a doninha ataca as suas presas pelo pescoço, sugando o sangue e comendo parte deste.

Fui aconselhada a verificar a existência de fezes nos locais da matança. encontrei e fotografei. Logo à partida não me pareceram excrementos de ratazanas.

Fica a questão, será mesmo a doninha a causadora destas matanças?

E na vossa opinião? Alguém já passou pelo mesmo ou têm conhecimento sobre estes predadores?


1 comentário: