Violeta Africana - Saintpaulia

A Violeta africana (Saintpaulia) é uma pequena planta originária das zonas montanhosas da Tanzânia, em África. Apresenta flores simples ou dobradas que vão do azul violáceo, ao malva e ao branco. As folhas são cordiformes, peludas, verdes na face superior e meio encarnadas na face inferior. No conjunto forma uma roseta colorida que se mantém por vários meses.

Cuidados a ter com a violeta africana 


 Luz: A violeta nrcessita de luz constante, mas nada de sol directo. O local ideal situa-se perto das janelas onde os raios solares não incidam directamente. Estas condições são indispensáveis para quem pretende ter violetas em flor o ano inteiro.

 Temperatura- A temperatura deve ser equilibrada, não deve ter muitas oscilações entre o dia  e a noite. A temperatura ideal situa-se entre os 18ºC e os 22ºC, acima dos 30º ou abaixo dos 18º,  a planta sofre uma paragem de crescimento que prejudica o seu florescimento.

 Regas:A rega deve ser muito moderada , já que em excesso pode levar ao aparecimento de fungos e levar ao seu apodrecimento. Dirija a água à temperatura ambiente directamente ao substrato, evitando molhar as folhas e as flores da violeta. Nunca deixe água acumulada no prato e deixar secar a superfície do substrato entre as regas. O ideal é fazer-se a imersão da planta num recipiente com água morna durante alguns minutos, retirar e deixar a drenar.

 Transplante:  Mude a planta quando as raízes invadirem por completo o substrato do recipiente. A violeta apresenta um sistema radicular pequeno, pouco profundo e de crescimento lento, pelo que é preferível escolher  pequenos, baixos e largos. Empregue um substrato à base de húmus e turfa.

 Cuidados: As violetas são muito sensíveis à humidade, prefira vasos de barro aos de plástico, pelo facto de eles serem porosos e absorverem a humidade. Retire as folhas envelhecidas e a flores murchas de modo a facilitar o desenvolvimento de novos caules.

 Fertilização: Fertilize uma vez a cada duas semanas ao longo do ano, excepto no inverno.


Aspectos sensíveis da violeta africana 


Manchas escuras nas folhas e manchas brancas nas flores: Excesso de humidade, reduza a rega e retire para um local mais seco.

Descoloração das folhas e crescimento exagerado dos pecíolos: Luz insuficiente, coloque num local mais iluminado, sem a incidência dos raios solares.

Manchas ou estrias nas folhas: Significam que regou com água demasiado fria.

Podridão cinzenta: O bolor cinzento que se espalha-se sobre as folha é causado por ambientes frios, húmidos e poucos arejados. Elimine imeditamente as folhas afectadas e mude a planta para um local mais arejado e um pouco mais quente.


Multiplicação da violeta africana 


A violeta africana reproduz-se por estaca de folha. Entre a Primavera e o verão arranque folhas com pecíolo. Ponha a folha em contacto com o substrato ( 50 % de turfa e 50 % de areia) enterrando um pouco a base da folha com o pecíolo. Mantenha a terra quase seca. Passado várias semanas irá surgir um pequeno gomo que irá constituir uma nova planta.

Curiosidades sobre a Violeta africana


Como não tolera o excesso de humidade e as suas folhas não suportam o contacto com a água, a violeta africana no seu habitat natural cresce no meio de gretas de paredes verticais.

A Saintpaulia é conhecida vulgarmente por violeta Africana pertence à família das Gesneriaceae. Recebeu o seu nome em referencia ao pesquisador de nacionalidade Alemã. o Barão Walter Von Saint Paul foi que a descobriu em 1892, posteriormente enviou as suas sementes para um botânico amador na Alemanha e dai se espalhou pelo mundo.

Os antigos Gregos viam a violeta africana com uma símbolo de amor e fertilidade. No passado era utilizada em determinados fins medicinais. Em 1829 era utilizada em homeopatia para o tratamento de sinusite e reumatismo, pelo médico alemão M. Staptf.

Se gosta de plantas com flores coloridas sugiro que veja também as nossas dicas para o: cultivo da Kalanchoe

2 comentários:

  1. Boa noite, qual é o fertilizante para as violetas africanas?. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde eu sou do Estado de São Paulo eu quero comprar violeta aflicana preciso de informações para comprar pela internet..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...