Como cultivar chia - Salvia hispanica

Como cultivar chia - Salvia hispanica

A planta da chia (Salvia hispanica) é uma planta herbácea da família das lamiáceas e é originária do México. Aos poucos as sementes de chia têm ganhado espaço como complemento alimentar, são
apreciadas pela textura que oferecem e enriquecem as receitas com um grande numero de nutrientes importantes (Benefícios da semente de chia para a saúde)

Não é uma semente propriamente barata, o que é compreensível já que ela requer alguma manutenção, mas ela pode perfeitamente ser cultivada em casa. A planta da chia oferece umas pequenas flores azuis que atraem as abelhas e nos brindam com as desejadas sementinhas. Pode perfeitamente ser cultivada em casa na horta ou em vasos, contudo deve ter em atenção que quando lhe são fornecidas as condições ideais a planta pode alcançar os dois metros de altura.

Condições favoráveis ao cultivo da chia


A chia aprecia ambientes quentes e secos, exige uma boa exposição solar porém acima das doze horas de de luz a planta não floresce, geralmente ela inicia a fase de floração quando os dias começam a encurtar.

Aprecia solos meio secos, com boa drenagem, não necessariamente muitos ricos, com pH situado entre entre os 6,5 e os 7,5. Gosta de de terra rica em matéria orgânica, porém não é exigente.

Se escolher cultivar as suas plantas de chia em vaso, escolha os que tenham um tamanho razoável, tomando em consideração o tamanho da planta.

Sementeira e plantação da planta da chia


A melhora altura para iniciar o cultivo é o inicio da primavera, de modo a evitar que as geadas afetem a planta e comprometam a produção.
A sementeira da chia deve ser feita com um substrato fino, leve e bem arejado. A temperatura ideal deve situar-se entre os 20 e os 25º.
Semeie a chia individualmente, em vasos pequenos, potes de iogurte ou naqueles tabuleiros de isopor esferovite) divididos em quadradinhos. Lance as sementes de chia sobre o substrato ligeiramente húmido, sem as cobrir. As sementes precisam de luz para germinar e devem ser mantidas em terra húmida até brotarem e apresentarem um bom enraizamento. A germinação leva em média 10 a 14 dias.

O transplante deve realizar-se quando as novas plantinhas apresentarem uma altura de 7 a 10 cm, sobre terra limpa, com matéria orgânica incorporada. Mantenha o espaçamento acima dos 40 centímetros entre as planta.

A rega deve ser executada com cautela, a planta não tolera o excesso de água, prefere terras meio secas às muito húmidos.

Colheita das sementes de chia


Do plantio à colheita decorrem aproximadamente 120 a 180 dias, dependendo da época de plantação.
A sementinha da chia surge dentro da inflorescências, geralmente cada cálice origina 3 a 4 sementes.
A colheita dá-se quando os invólucros das sementinhas se apresentam secos, ripam-se ou então cortam-se na totalidade. Depois esfarelam-se com as mão e com ajuda de uma peneira fina retiram-se as impurezas. Depois da colheita retire os ramos secos de modo a potenciar nova rebentação.
A produção da chia rende aproximadamente 800 a 100 kg por hectare.
As sementes de chia devem ser guardadas inteiras em ambiente seco, escuro e fresco, doutro modo elas perdem parte das propriedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário