Coqueiro (Cocos Nucifera)

Cultivo do Cocos Nucifera ou coqueiroO coqueiro (Cocos nucifera) pertence à família das arecaceae a mesma das palmeiras e o único classificado com o gênero Cocos. A sua origem é controvérsia, porém acredita-se que tenha tido origem na Asia. As suas sementes são levadas pela corrente marítima até ao litoral de diversos países,  flutuam no mar e germinam em terra firma, este modo de propagação levou-o a espalhar-se pelo mundo e proliferar nas regões tropicais.

O coqueiro é uma palmeira rustica de crescimento rápido, que apresenta um longo ciclo de vida, podendo alcançar os 90 anos, com uma produção aproximada de 80 cocos por planta, dependendo das variedades. Ostenta  um sistema radicular fibroso, com um aglomerado de raízes finas a sair da base do tronco, crescendo para fora perto da superfície, apenas algumas raízes penetram profundamente no solo, com o fim de dar estabilidade ao coqueiro.
As folhas são tipo penadas compostas por focíolos presos ao ráquis, variam entre os 90 a 130 cm de comprimento, quando envelhecidas caiem inteiras, deixando o tronco liso e limpo, ao contrário da maioria das palmeiras.
As flores são pequenas, brancas ou amareladas, apresentam-se em cachos pendentes com cerca de um metro.

Como cuidar o coqueiro (Cocos nucifera)


A planta do cocos nucífera  aprecia uma humidade constante e locais bem iluminados, O coqueiro dá-se bem em locais onde predomina o clima quente, sendo a temperatura ideal  de 27º. Não suporta ventos fortes e frios. Adapta-se bem a salinidade do solo, aprecia solos arenosos ou areno argilosos, ricos em matéria orgânica e que apresentem uma boa drenagem.

A mudança de vaso é uma tarefa delicada, deve ser executada com cautela de modo a não danificar a raiz. Abra uma cova com 60 x 60, inclua um bom aporte de adubo orgânico e 800 gr de superfosfato, não deixe as raízes da muda tocar no adubo. Fixe a planta no solo sem cobrir o colo, depois regue generosamente, o coqueiro é muito exigente em água. A melhor altura de plantio é nas épocas chuvosas,  deve ser plantado em sol pleno, sem sombras por perto.

O crescimento em interiores como planta ornamental exige algumas condições e cuidados. A planta não tolera o frio nem a seca, requer muita luminosidade e humidade elevada. Estima-se uma temperatura minima de 15º, porém suporta períodos curtos com temperaturas mais baixas. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e ter uma boa drenagem. Adube a planta na altura de maior crescimento.
Pulverize as folhas com frequência e coloque o vaso sobre pedras molhadas, elimine o pó acumulado com um pano húmido. No Verão regue regularmente, mantendo o substrato do vaso húmido,  no Inverno reduza as regas ao minimo.
As defesas do coqueiro diminuem quando ele não se encontra no seu ambiente natural. Dentro das pragas, é suscetível ao ataque do aranhiço vermelho e da cochonilha algodoenta.

A minha experiencia com o coqueiro em Portugal


É evidente que a planta do cocos nucifera é linda, quanto a mim uma das mais belas plantas ornamentais, mas eu quero mais! Inicialmente vou pensar nele como planta ornamental, no futuro vou pensar na possibilidade de o ver frutificar, quem sabe eu venha a beber água de coco em Portugal 😏 Afinal não seria a primeira árvore tropical a dar frutos em Portugal. Eu propria tenho a experiencia, tenho um manga que vêm a frutificar 3 anos consecutivos (A minha experiencia com a manga em Portugal) e um vizinho meu têm um abacateiro que produz incansavelmente (Cultivo do abacateiro). Até agora tenho o meu coqueiro num vaso, protegido por um telheiro, está bonito e têm reagido bem aos tratos. Irei atualizar este trecho e manter-vos a par da evolução do meu coqueiro.

Curiosidades sobre o coqueiro


A reprodução do coqueiro é feita a partir do fruto, o coco. Este deve estar bem seco e deve apresentar uma maturação de 11 a 12 meses. Deverão ser colocadas sobre uma mistura de terra com areia. Esta prática exige temperaturas e humidade elevadas.

O coqueiro foi introduzido pelos Portugueses no Brazil, no século XVI, mais propriamente em 1553. Foi trasido do Cabo Verde e plantado inicialmente no estado da Bahia, posteriormente o cocus nucifera espalhou-se por toda a costa.

Nomes populares: Coco, coqueiro, coqueiro da Índia, cocotero, coco da praia,  palma de coco, palma indiana, coqueiro da bahia, coqueiro da bahia, adiaván.

Foto: Pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...