Coqueiro (Cocos Nucifera)

Cultivo do Cocos Nucifera ou coqueiroO coqueiro (Cocos nucifera) pertence à família das arecaceae a mesma das palmeiras e o único classificado com o gênero Cocos. A sua origem é controvérsia, porém acredita-se que tenha tido origem na Asia. As suas sementes são levadas pela corrente marítima até ao litoral de diversos países,  flutuam no mar e germinam em terra firma, este modo de propagação levou-o a espalhar-se pelo mundo e proliferar nas regões tropicais.

O coqueiro é uma palmeira rustica de crescimento rápido, que apresenta um longo ciclo de vida, podendo alcançar os 90 anos, com uma produção aproximada de 80 cocos por planta, dependendo das variedades. Ostenta  um sistema radicular fibroso, com um aglomerado de raízes finas a sair da base do tronco, crescendo para fora perto da superfície, apenas algumas raízes penetram profundamente no solo, com o fim de dar estabilidade ao coqueiro.
As folhas são tipo penadas compostas por focíolos presos ao ráquis, variam entre os 90 a 130 cm de comprimento, quando envelhecidas caiem inteiras, deixando o tronco liso e limpo, ao contrário da maioria das palmeiras.
As flores são pequenas, brancas ou amareladas, apresentam-se em cachos pendentes com cerca de um metro.

Como cuidar o coqueiro (Cocos nucifera)


A planta do cocos nucífera  aprecia uma humidade constante e locais bem iluminados, O coqueiro dá-se bem em locais onde predomina o clima quente, sendo a temperatura ideal  de 27º. Não suporta ventos fortes e frios. Adapta-se bem a salinidade do solo, aprecia solos arenosos ou areno argilosos, ricos em matéria orgânica e que apresentem uma boa drenagem.

A mudança de vaso é uma tarefa delicada, deve ser executada com cautela de modo a não danificar a raiz. Abra uma cova com 60 x 60, inclua um bom aporte de adubo orgânico e 800 gr de superfosfato, não deixe as raízes da muda tocar no adubo. Fixe a planta no solo sem cobrir o colo, depois regue generosamente, o coqueiro é muito exigente em água. A melhor altura de plantio é nas épocas chuvosas,  deve ser plantado em sol pleno, sem sombras por perto.

O crescimento em interiores como planta ornamental exige algumas condições e cuidados. A planta não tolera o frio nem a seca, requer muita luminosidade e humidade elevada. Estima-se uma temperatura minima de 15º, porém suporta períodos curtos com temperaturas mais baixas. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e ter uma boa drenagem. Adube a planta na altura de maior crescimento.
Pulverize as folhas com frequência e coloque o vaso sobre pedras molhadas, elimine o pó acumulado com um pano húmido. No Verão regue regularmente, mantendo o substrato do vaso húmido,  no Inverno reduza as regas ao minimo.
As defesas do coqueiro diminuem quando ele não se encontra no seu ambiente natural. Dentro das pragas, é suscetível ao ataque do aranhiço vermelho e da cochonilha algodoenta.

A minha experiencia com o coqueiro em Portugal


É evidente que a planta do cocos nucifera é linda, quanto a mim uma das mais belas plantas ornamentais, mas eu quero mais! Inicialmente vou pensar nele como planta ornamental, no futuro vou pensar na possibilidade de o ver frutificar, quem sabe eu venha a beber água de coco em Portugal 😏 Afinal não seria a primeira árvore tropical a dar frutos em Portugal. Eu propria tenho a experiencia, tenho um manga que vêm a frutificar 3 anos consecutivos (A minha experiencia com a manga em Portugal) e um vizinho meu têm um abacateiro que produz incansavelmente (Cultivo do abacateiro). Até agora tenho o meu coqueiro num vaso, protegido por um telheiro, está bonito e têm reagido bem aos tratos. Irei atualizar este trecho e manter-vos a par da evolução do meu coqueiro.

Curiosidades sobre o coqueiro


A reprodução do coqueiro é feita a partir do fruto, o coco. Este deve estar bem seco e deve apresentar uma maturação de 11 a 12 meses. Deverão ser colocadas sobre uma mistura de terra com areia. Esta prática exige temperaturas e humidade elevadas.

O coqueiro foi introduzido pelos Portugueses no Brazil, no século XVI, mais propriamente em 1553. Foi trasido do Cabo Verde e plantado inicialmente no estado da Bahia, posteriormente o cocus nucifera espalhou-se por toda a costa.

Nomes populares: Coco, coqueiro, coqueiro da Índia, cocotero, coco da praia,  palma de coco, palma indiana, coqueiro da bahia, coqueiro da bahia, adiaván.

Foto: Pixabay

19 comentários:

  1. Comprei um pé de coqueiro há uns 2 meses no lidl e quero mudar o vaso dele, pois ele veio em um vaso minúsculo. Porém não sei qual o melhor substrato devo usar, cultivo ele dentro de casa... esses dias comprei um vaso de barro e maior do que o atua vaso que ele se encontra.
    As folhas do meio estão ficando amarelas, não sei se tenho regado pouco (Rego a cada 5 dias).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Estou com o mesmo problema. Como está seu coqueiro agora? Os meus estão com algumas folhas secas. Não sei se estão a tratar bem dele.

      Eliminar
  2. Comprei o meu coqueiro no Lidl, não sei se devo mudar de vaso, visto que as raízes já estão de fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida, não sei como fazer.

      Eliminar
    2. O meu coqueiro que comprei no lidl já modei de vaso mas também tem as folhas mais peq a ficar amarelas, o que será? Alguém me pode indicar

      Eliminar
    3. Coloquem o vosso coqueiro ao sol e reguem todo dia a noite agora no verao

      Eliminar
    4. O coqueiro precisa de Sol,
      As folhas amarelada provavelmente é por estar dentro de casa e não tomar sol o suficiente pra fazer a fotossíntese

      Eliminar
  3. Coqueiro próximo a piscina é ruim? É verdade que as raiz estoura a piscina?

    ResponderEliminar
  4. boa tarde
    Em portugal conseguimos produzir coco ?

    ResponderEliminar
  5. Eu comprei um coqueiro no lidle,na semana passada ,cloquei na estufa e vou mudar de vaso,vamos ver como vai correr

    ResponderEliminar
  6. Eu vou amanhã comprar no Lidl. (8.99)Irá ppara a minha sala, mas preciso muita informação para que a planta fique sempre bonita auudam-me? Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Comprei um hoje e também não sei como cuidar... 🤔

    ResponderEliminar
  8. Também comprei um no lidl,e tenho a mesma dúvida será que vai próspera?coloquei ele na sala ao pé da janela mas acho que tem pouca luz,e esta no mesmo jarro que comprei porém tenho que trocar,qual seria o ideal?sera que devo deixar dentro de casa?

    ResponderEliminar
  9. Eu comprei o meu coqueiro no lidl e ja mudei de vaso usei uma terra que comprei no Aki. Vamos ver como ele reage

    ResponderEliminar
  10. Olá, para fazer a mudança do coqueiro do vaso da loja que é semrpe pequeno, vocês precisam comprar um vaso maior, de preferência colocar pedras de argila no fundo do vaso, comprar terra bem adubada e areia. Fazer a mistura dessa terra com a areia, abrir umj buraco e plantar o coqueiro com o côco praticamente enterrado na terra ficando só o caule a mostra. Nota importante, é utilizar um produto químico rico em fósforo, potássio e nitrogénio que se vende nas lojas, e aplicar na terra mas em redor do vaso, evitando o contacto com o caule, fazer a cada 3 meses, isso vai fortalecer tanto as raizes como as folhas do coqueiro. De qualquer modo o coqueiro gosta de luz, por iso não coloca-lo em lugar escuro. E para os mais pacientes, também podem comprar côco seco num supermercado e fazê-lo germinar, podem procurar no Youtube por exmeplo "Como germinar côco de supermercado". Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação, foi muito útil.

      Eliminar
  11. Olá o meu coqueiro está a ficar com as folhas secas não sei o que terá. A pergunta é vai morrer?

    ResponderEliminar
  12. Também estou com o mesmo problema. As folhas estão a ficar amarelas e com manchas

    ResponderEliminar
  13. Olá bom dia,comprei o meu coqueiro no LIDL há vários meses e está muito bonito, verde e com folhas novas nascidas aqui em casa. No meu caso depois de o comprar mudei-o para um vaso maior com umas pedrinhas no fundo e com substrato comprado num horto. Está num local com muita luz junto à janela da sala e de dois em dois dias mais ao menos ponho alguma água para manter sempre alguma humidade. Um pormenor que acho importante para a saúde do meu coqueiro tem haver com a temperatura da sala que devido à sua boa disposição solar e o aquecimento no minimo consigo um ambiente a 23 graus. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar