Plantar abacaxi ou ananás

Plantar abacaxi e cultivo

O Abacaxi (Ananas comosus) é uma infrutescência tropical que nos conquista pelo aroma, frescura e doçura. Além disso apresentam importantes propriedades e qualidades nutricionais. É  produzido pela planta herbácea de mesmo nome, que pertence à família das bromeliaceae e alcança em média um metro de altura.

Cultivar abacaxi em casa têm um valor especial, o gosto é diferente dos comprados no supermercado, é muito melhor. Plante-os com as dicas que deixa-mos a seguir e ganhe com a beleza desta planta e com os deliciosos frutos.

A melhor manira de multiplicar um abacaxi ou ananas é plantar os rebentos laterais da planta, quando eles apresentam mais de um palmo de comprimento, retiram-se da planta mãe e deixam-se a cicatrizar em ambiente seco com a base voltada para cima, de modo a evitar podridões após o plantio. Plantam-se os rebentos em covas, devendo estes ser enterrados um quarto do seu comprimento, com o cuidado de não chegar terra ao olho da planta.

Porém nem todos têm um abacaxi à mão para realizar o processo, mas saiba que a coroa do fruto também gera uma nova planta. Os passos são bem simples e têm uma boa percentagem de sucesso.
Este processo de multiplicação é mais demorado, o abacaxizeiro vai levar mais tempo a frutificar.

11 passos que vão permitir maior sucesso do enraizamento do abacaxi


  1. Escolha um abacaxi em boas condições, que apresente uma coroa em perfeito estado, verde e sem manchas amarelas ou castanhas.
  2. Segure o abacaxi com uma mão e com a outra segure a coroa e torça até que a base da coroa saia por inteiro. Poderá também pode cortar a coroa do abacaxi com o auxilio de uma faca. Corte uns dois centímetros abaixo da coroa  e com as mãos retire a casca e a polpa que sobrou, com o cuidado de não danificar o caule de onde vão sair as raízes. 
  3. Retire as folhas basais, de modo a que a parte de baixo fique bem limpa e permita a saída das raízes. 
  4. Depois da coroa de abacaxi se apresentar bem limpa, deixe-a cicatrizar deixando-a a secar num ambiente arejado, por dois ou três dias dependendo das condições ambientais. 
  5. Depois coloque-a num copo com água, mantendo apenas a base da coroa em contacto como o liquido. Coloque em lugar bem iluminado, mas fora da radiação solar direta.
  6. Troque a água do copo pelo menos a cada dois dias, de modo a evitar apodrecimentos.
  7. Ao fim de 8 a dez dias a coroa de abacaxi já deve apresentar raízes suficientes.
  8. Plante a coroa de abacaxi num substrato rico em matéria orgânica e com uma boa capacidade de drenagem. Pode ser plantado em vaso ou no solo em local direto
  9. Abra uma cavidade na terra, de modo a caber todo o raizame do abacaxizeiro sem as danificar. Certifique-se que todas as folhas restantes ficam acima do nível do solo.
  10. É fundamental não deixar cair terra no centro da roseta, de modo a prevenir o seu apodrecimentos.
  11. Nos primeiros 15 dias deixe a pequena planta onde apenas receba sol direto na parte da manhã, após este período pode deixar em sol pleno.

Cultivo e manutenção da planta de abacaxi


Condições de cultivo favoráveis: O abacaxizeiro desenvolve-se bem bem numa grande faixa de temperaturas, desde os 5º até aos 40º, porém é entre os 22º e os 32º que ele encontra a temperatural ideal. Aprecia ambientes húmidos, em condições secas, vaporize a planta regularmente. Em invernos muito frios proteja a planta, ela não suporta as geadas. Quando plantada em vaso coloque-a dentro de casa perto de uma janela ensolarada ou junto de outras plantas na estufa. Deste modo é possível cultivar o abacaxi em Portugal e em outros locais com invernos rigorosos.
O solo de plantio deve profundo, com textura média ou leve, bem drenado e com o pH situado nos 5,0.
A rega deve ser regular, com o cuidado de não molhar demasiado o substrato, a planta não tolera o encharcamento. O abacaxizeiro tanto é sensível à falta de água como ao excesso. Forneça-lhe um fertilizante liquido rico em potássio na água da rega duas vezes por mês, durante o Verão.

Frutificação do abacaxi: Geralmente a primeira produção começa por um fruto, de seguida gera-se a ramificação do talo central que origina outros frutos. Deste modo a fase produtiva do abacaxizeiro pode prolongar-se por vários anos.
 Fique atento ao aparecimento das flores, elas darão origem ao tão desejado abacaxi. O primeiro sinal é o aparecimento de um cone vermelho no centro da maceta, de seguida aparecerão umas flores azuladas que darão origem ao fruto.
A colheita do abacaxi realiza-se quando o fruto comece a mostrar o começo de tonalidade amarelada. No modo comercial a apanha é feita quando o fruto começa a mudar de verde escuro para um verde mais claro e bronzeado. Nessa altura corta-se o abacaxi pela haste uns 2 a 3 centímetros abaixo do fruto.

Multiplicação do abacaxi por sementes: Até agora apenas falamos da multiplicação do abacaxi através de rebentos ou coroas, porém também é possível fazê-lo com sementes. Apesar de muita gentes não se aperceber, há abacaxis que têm semente, elas encontram-se logo abaixo da superfície da pele, mas não é garantido que todos os frutos as tenham. Essas sementes podem ser semeadas e dar origem a novas plantas de abacaxi, o processo é mais demorado e requer mais tempo e paciência. Geralmente quem experimenta a sementeira, coloca as sementes sobre algodão ou papel húmido, dentro de um frasco. Vai-se borrifando de modo a manter a base sempre húmida mas sem sinais de água estagnada. Depois aguarda-se com paciência porque o processo pode levar meses.

Classificação Cientifica

Espécie: Ananas comosus
Família: Bromeliaceae
Subfamília: Bromelioideae
Género: Ananas
Nomes populares: Abacaxi, abacaxizeiro, ananas, ananaseiro, pinã (Espanhol), peapple (Inglês)

Em casa pode plantar muitos outros frutos como:

Sem comentários:

Enviar um comentário