A mamona (Ricinus communis)é uma planta tóxica que pertence à família das Euforbiaceas. Possui características físicas inconfundíveis, a começar pelas folhas grandes e pecioladas com a forma de estrela de oito pontas. As flores são unissexuadas, coexistindo os dois sexos no mesmo ramo.
A planta da mamona é cultivada no Egipto desde a antiguidade, pensas-se que ela foi dispersada pelos escravos na antiga época colonial. Na altura o óleo obtido da planta era usado na lubrificação dos instrumentos utilizados na transformação da cana de açúcar. Hoje o óleo é usado com fins medicinais: Benefícios do óleo de rícino
Mas hoje vamos falar especificamente da calda de mamona, que é de extrema utilidade na agricultura. A calda de mamona detém propriedades insecticidas, fungicidas e até algum efeito biofertilisante, combate diversas doenças provocadas por fungos e vírus, é utilizada como adubação foliar e como repelente de diversos insectos. Ela pode ser aplicada na horticultura no geral, nas árvores de fruto, nas flores e plantas de interior.
Ao aplicar deve borrifar a planta de modo homogénio de forma que as toxinas da mamona actuem devidamente sobre as pragas. Falamos especificamente da toxina ricina e da toxina reacinina, juntas elas ajudam a danificar as paredes das células das pragas.
Como preparar a calda de mamona
Vai necessitar de uma proporção de 4 folhas de mamona grandes para um litro de água.
Extraia o talo às folhas de mamona, eles não têm interesse, é na folha que se concentram os princípios activos.
Rasgue e coloque as folhas de mamona num recipiente junto com a água e com a ajuda de um pau pressione bem as folhas, a finalidade é extrair o máximo de princípios activos.
Depois das folhas bem pizadas, deixe-as a macerar no escuro por doze horas. A melhor maneira é preparar a solução no fim de tarde e deixar actuar durante a noite, a luz pode alterar as qualidades da solução.
Depois de decorrido o tempo indicado, coe a calda e passe-a para o pulverizador à razão de um litro de caldo para 9 litros de água.
No ato da pulverização tenha o cuidado de evitar as horas de mais calor, sob o risco de provocar queimaduras das plantas. A melhor maneira de não correr riscos é aplicar a solução ao final da tarde, é uma hora de menos calor e têm a noite pela frente.
Outro cuidado que deve ser tido em conta é a proteção pessoal, já que esta calda de mamona também é tóxica para nós seres humanos e animais no geral (Plantas venenosas - precauções e cuidados)
Além de todas as funcionalidades já referidas, a calda de mamona também atua na eliminação de formigas. Prepara-se a calda conforme as instruções e aplica-se diretamente nos formigueiros.
E depois de quanto tempo pode comer as verduras que foi pulverizada?
ResponderEliminarDesconheço que seja preciso respeitar um intervalo de segurança depois da aplicação da calda de mamona, porém eu tenho por hábito aguardar pelo menos uma semana.
EliminarVi vídeo com um agrônomo da embrapa falando que depois de utilizar essa calda nas hortaliças tem que aguardar uns 3 dias para consumir.
EliminarGrata pelas dicas. Vou fazer!
ResponderEliminarCara isso aqui onde eu moro e mato.. Nem sabia disso
ResponderEliminarDe quanto tempo tenho que pulverizar de novo por favor (62)991457865 whatsapp
ResponderEliminarÉ otimo para as plantas
ResponderEliminarBoa gostei, vou iplemenfar.
ResponderEliminarEstou precisando urgente dessa solução tô com problema sério com as minhas plantas
EliminarMamona é extremamente tóxica para humanos e animais. Não é boa idéia meter essa calda em alimentos.
ResponderEliminarAgrotóxicos químicos também e usamos todos os dias . É só lavar ,e não aplicar hoje e comer amanhã.
EliminarTempo de intervalo de segurança e de 21 dias depende da forma de fabricação da calda se fizer fusão como chá tem mais potencial máximo do veneno um litro por cem de água doce entregá-lo de sete dias para colocar de novo só pode usar três vezes seguidas
EliminarDepois de aplicar, quando fazer nova aplicação
ResponderEliminarInteressante, pretendo utilizar na parreira como prevenção à ferrugem, já que nao se vrnde calda bordalesa aqui.
ResponderEliminarRenato a Calda Bordalesa é facil de fazer e mais segura para plantas alimenticias.
EliminarIgredientes (para 20 L de água)
200 gramas de Sulfato de Cobre
200 gramas de cal VIRGEM (a cal hidratada possui outras substancias e mesmo que pura perde algumas propriedades)
Preparo:
Coloque o Sulfato de Cobre em um saquinho de tecido e o deixe de molho de um dia para o outro em 10 litros de agua, é importante que não fique no fundo, e sim proximo a superficie da agua, pois ele dissolve melhor.
Após o Sulfato dissolver preparar a cal, coloque-a num balde reforçado e despeje cerca de 1 litro de agua sobre ela, e deixe ela reagindo, ela ira "esquentar" em alguns minutos e se tornara uma pasta, depois dissolva esta pasta em cerca de 5 litros de agua (cuidado, colocar a pasta em vasilhames finos pode derreter o mesmo, se colocar a cal por cima ela pode endurecer e endurecer, e ao furar a camada dura ela pode espirrar a agua com cal)
No final vc terá 2 misturas 10 litros de Sulfato de Cobre dissolvido em água e 6 litros de cal dissolvida em água, aos poucos vá jogando a solução do sulfato na solução de cal (nunca ao contrario para não coalhar a cal) e mecha bem, depois acrescente o resto da água(4 litros).
Cal da bordalesa não precisa colocar o sulfato de cobre de molho e só aquecer meio litro de água e depois mexer pronto resolvido o problema e a cal hidráulica virgem cal usada em obras resolvido o problema das pragas nas videiras
EliminarHj fiz o uso da mamona. Espero ter um excelente resultado.
ResponderEliminarDe quanto em quanto tempo eu devo aplicar a calda?
ResponderEliminarGrato.
Depois de aplicar a calda ,posso guardar oq sobrar,E aonde guardar ?
ResponderEliminarNão
EliminarBoa tarde eu posso estão ,guardando essa calda pronta sem q ela perca a sua validade por quanto tempo?
ResponderEliminarSabe dizer se a mamona é boa para combate a moscas e mosquitos
ResponderEliminarCaro Bruno, tenho um pé de laranja sanguínea, que estava sendo atacado por abelhas pretas sem ferrão, elas comiam todos os brotos novos, apliquei a calda de mamona (com um pouco de detergente para ajudar na adesão), no dia seguinte as abelhas voavam em volta do planta mas quase nenhuma pousava, e as poucas que pousavam, não comiam mais a planta!
EliminarEla serve para
ResponderEliminarcarrapatos em animais
Ou por ser tóxico não pode?
Não. Só para hortaliças .e plantas..
EliminarSe passar no animal pode morrer.
Tmbm quer saber por quanto tempo podemos guardar a calda, de qnto qnto tempo temos que repetir como prevenção ou manutenção das plantas, vi várias perguntas sem respostas vc poderia nos tirar estás dúvidas?
ResponderEliminarCalda bordolesa tem que ser usada no dia que e feita. Para não correr fico ficar ácida , põe 100g cobre e120 g cal para10 l de água.
EliminarGente, essas histórias de sementes trazidas por escravos é cômica. Como os escravos, pelados e acorrentados traziam sementes. Eles eram capturados e falavam para seus algozes, espera um pouquinho aí, vou alí pegar umas sementes antes de embarcarmos. E os portugas diziam: ora pois, vá lá que seja 😂😂😂.
ResponderEliminarSe você pesquisar sobre as tranças africanas, muitas eram feitas somente para guardar as sementes, sim, nos cabelos
EliminarTodos falar merda se esqueceram de uma verdade Portugal ou a coroa portuguesa criar o instituto fauna e flora
Eliminarnacional Brasileiro e o mais antigo do Brasil foram os portugueses quem trouxe as sementes não os escravos os negros nesse tempo eram rapados de seus pelos por causa das doenças como piolhos e pulgas e as mulheres também povo fala demais sempre gosta de fugir da verdade povo brasileiro da atualidade tem vergonha dos seus antepassados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarComo posso conseguir o manual no PDF?quero o manual que conte,resumo,índice,introdução,metodologia e outro interessante que costuma estar no trabalho
ResponderEliminarDalmeida - A EMATER MG ensina a fazer a calda como está descrito aqui, PORÉM, ela é aplicada sem diluir em água, pois fica muito fraca e sem efeito. Ou seja, 4 folhas grandes de mamona maceradas em 1 litro de água. Após 12 a 24 horas descansando em ambiente escuro, coar e aplicar sem diluir em mais água.
ResponderEliminar