Agave Dragão - Agave attenuata

Cultivo da Agave Dragão - Agave attenuata
A Agave Dragão (Agave attenuata) pertence à família agavaceae, têm origem no México e também é popularmente conhecida por tromba de elefante e pescoço de cisne. Os nomes desta planta fazem alusão à sua inflorescência.

É uma planta suculenta de ciclo perene que pode alcançar os 2 metros de altura. O seu tronco é formado pelas folhas velhas, apresenta um aspeto lenhoso, com interior húmido.

As folhas são largas na base e terminam  numa ponta que se assemelha a um espinho. Estão dispostas em forma de roseta e vão do verde claro ao verde acinzentado, são carnudas, fibrosas, grossas e ausentes de espinhos.

Quando adulta a agave emite uma inflorescência cilíndrica e comprida, repleta de pequenas flores brancas perfumadas, que vai curvando com o peso, podendo atingir os 3 metros de comprimento.

Trata-se de uma planta muito rustica e bonita, muito apreciada no paisagismo. É indicada à maioria dos jardins, principalmente os de baixa manutenção. Forma touceiras lindas, podendo ser planta de destaque, completar maciços ou lindas composições com outras plantas.

Cuidados com a Agave Dragão (Agave Attenuata)


 Luz: Deve ser plantada em sol pleno. Os locais menos ensolarados , levam ao crescimento excessivo do tronco da agave e ao estreitamento das folhas, retirando um pouco o seu valor ornamental. Os ambientes exageradamente sombrios enfraquecem a planta, tornam-na vulnerável às pragas e propiciam o seu apodrecimento.

 Temperatura- Tolera condições extremas de temperatura, embora apresente sensibilidade às geadas. Os seus climas preferidos são o tropical, subtropical e equatorial.

 Regas: A rega deve ser moderada a escassa, a terra deve secar bem entre as regas. Não esquecendo que ela é uma planta suculenta que resiste bem à seca e apodre facilmente com o excesso.

 Solo: A terra de plantio é semelhante às dos cactos, deve conter uma percentagem de areia misturada com terra vegetal e principalmente oferecer boa drenagem. Adaptam-se a vasos, jardineiras ou jardins, sendo que o tamanho do recipiente determina o tamanho da agave.

 Manutenção: Recomenda-se efetuar a limpeza da planta, remover as folhas secas ou amareladas, retirar as inflorescências secas ou retirar a planta mãe que acabou o ciclo. Se pretender manter uma unica roseta, remova os rebentos que se vão formando ao longo do tronco.

 Fertilização: Não necessita de grandes adubações, porém se quiser acelerar o seu crescimento aplique um adubo baixo em azoto no Verão.

Multiplicação da Agave Attenuata


Multiplica-se facilmente por meio das pequenas plantas que vão surgindo na base e extensão do tronco. O modo mais viável e eficaz consiste em plantar os rebentos que se encontram mais próximos da terra, geralmente eles já têm uma pequena raiz. Contudo as pequenas mudas que se encontram ao longo do tronco também pegam muito bem.
Também é possível propagar a agave através dos pequenas bolbinhos que surgem na haste floral apos o termino da floração.

Curiosidades sobre a Agave attenuata


A agave tromba de elefante só dá flor uma vez na vida, após florescer e dar fruto a planta acaba sucumbindo e dá lugar aos novos rebentos que surgem à volta do seu tronco. Em Portugal esta floração dá-se geralmente entre Março e Junho. Em médio este ciclo começa perto dos 8 a 10 anos de vida da planta. Geralmente é descrita como pouco importante no aspeto ornamental, porém eu discordo, acho-a linda.

Nomes populares: Agave, agave dragão, pescoço de cisne, tromba de elefante, piteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário