Agrião da terra

Agrião da terra ou erva se santa barbara
Agrião da terra cujo nome cientifico é Barbarea verna, é um vegetal que pertence à família Brassicaceae, a mesma das mostardas e das couves.

O sabor e o aspeto assemelha-se ao seu parente o agrião de água (Nasturtium Officinale), sendo um ótimo substituto aos que não dispõem de água corrente. Podemos utilizá-lo da mesma maneira em sopas, saladas, sumos, salteados ou apenas cozidos.

Durante o período de crescimento foliar atinge uma média de 15 centímetros, no período da florescência pode alcançar os 60 a 90 centímetros.

Onde plantar o agrião da terra



Em climas amenos coloque em exposição solar direta, em climas quentes cultive em ambientes de meia sombra.

Embora o agrião da terra seja tolerante a vários tipos de solo,  ele cresce melhor em solos férteis, ricos em matéria orgânica, húmidos mas com boa drenagem. O pH deve estar situado entre os 4,5 e os 7,5.

Aprecia climas amenos, sendo que em temperaturas abaixo dos 20 º ele apresenta melhores características. Tolera o frio e geadas ligeiras. Em temperaturas elevadas as folhas ficam rijas e menos saborosas.

Sementeira e plantação do agrião


O agrião da terra pode ser semeado em qualquer altura do ano, preferencialmente Primavera e Outono.

Multiplica-se por semente. A capacidade de propagação do agrião é alta e com facilidade se pode tornar invasiva. Se deixar a plantar florescer e gerar semente, facilmente nascerão novas plantinas pela horta.

O ideal é realizar a sementeira em local definitivo, esta pode ser a lanço ou  em linha. A semente deve ficar coberta com aproximadamente 1 centímetro de terra. Mantenha o solo húmido até à germinação das sementes. A germinação dá-se em aproximadamente 5 a 12 dias, conforme a temperatura ambiental.

Após a germinação da semente, é recomendado fazer um desbaste, com o fim de realizar o espaçamento confortável entre as plantas, mantendo aproximadamente um palmo entre plantas, elimine as planta mais fracas e mantenha as mais vigorosas.

Trato cultural do agrião


Ao contrário do agrião da água, o agrião da terra não aprecia terrenos inundados. Aprecia uma irrigação regular de modo a manter o solo húmido mas sem encharcamento.

Retire as ervas daninhas que vão surgindo, de modo a prevenir que estas entrem em competição com os agriões.

A colheita dá-se apos 60 a 80 dias após a data de sementeira. As folhas mais maduras vão-se retirando manualmente até que a planta comece a florescer. As folhas do agrião perdem qualidade assim que ele começa a florescer, elas ficam duras e com sabor um pouco mais amargo.

Nomes populares: Agrião da terra, agrião de horta, erva se santa barbara, agrião de santa barbara, agrião dos jardins, erva de são julião, agrião rinchão, erva dos carpinteiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário