Yucca elephantipes

Yucca pata de elefante -Yucca elephantipesA Yuca cujo nome cientifico é Yucca elefantipes), é originária da América Central e faz parte da família Agavaceae. É uma planta indispensável na vida de quem escolhe uma vida prática, pois ela requer muito poucos cuidados e garante traços modernos.

É um arbusto lenhoso com base dilata, que quando plantada no solo, pode alcançar alturas superiores a 6 metros. A sua maior característica é o caule ereto pouco ramificado, que têm no seu ápice as folhas lanceoladas, dispostas em bonitos tufos verdes ou variegados conforme a variedade. As folhas são lineares e rígidas, lembrando a forma de uma espada.

A yucca quando adulta oferece lindas e grandiosas inflorescências. As flores são brancas, cerosas e aromáticas, com formato de campainha agrupadas em varas.

Geralmente as yucas cultivadas em interiores requerem mais cuidados, já as que são cultivadas no exterior, apresentam uma resistência fora do comum.

Como cuidar a Yucca elephantipes


 Luz: A yucca aprecia ambientes bem iluminados, de sol pleno ou pelo menos 3 horas diárias de luz direta.

 Temperatura- Não têm exigências ambientais particulares, suporta inclusive as oscilações térmicas repentinas. Dentro de casa aprecia temperaturas entre os 15 e os 18ºC.

 Regas: Apesar de ser uma planta com grande resistência à falta de água, no Verão a yucca agradece regas abundantes, mas sem encharcamento, deixe secar a terra entre cada adição de água. No Inverno modere a rega. O encharcamento é o principal inimigo da yucca, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e à formação de pintas pretas na folhagem.

 Solo: A yucca aprecia ser cultivada com substrato leve e arenoso, com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica. Solos com más condições de drenagem levam ao apodrecimento da raiz e consequentemente à morte da planta.

 Poda: Elimine as folhas inferiores velhas e amarelas, que vão aparecendo com o crescimento. Estas devem ser puxadas, de modo a retirá-las na totalidade. Corte o excesso de rebentos de modo a manter o troco limpo e garantir o aspeto escultural da planta.

 Cuidados: Nos períodos de maior calor pulverize a folhagem da planta com água à temperatura ambiente. No Verão  adube a cada duas semanas com um adubo equilibrado.

➢ Multiplicação: Realize a multiplicação da yuca através da separação dos pequenos rebentos que surgem à volta do tronco da planta mãe. Pode inclusive plantar as estacas de ponta. É uma planta de fácil propagação e não exige grandes cuidados na obtenção de novas raízes.

Curiosidades sobre a Yuca


A Yuca é nativa de regiões arridas e muitas vezes são classificadas erradamente de suculentas, devido ao seu caule que armazena água.

Têm a vantagem de possuir uma raiz pouco agressiva, que permite que a yuca seja plantada perto de construções, respeitando sempre uma pequena distancia de segurança.

A yuca é uma planta eficaz contra a poluição, ela suprime o amoníaco, benzeno e monóxido de carbono.

A yuca pata de elefante ou elephantipes, tens este nome porque a  base do tronco é entroncada e larga, fazendo lembrar a pata deste simpático animal.

As folhas da yuca são belas mas agressivas, terminam afiadas na ponta e picam como se de um espinho se tratasse. Outra das armadilhas é margem das folhas, ela é serrilhada e corta como uma lamina quando encostada à pele. Dentro de casa a rigidez da folha tende a diminuir e torna-se menos ofensiva.

Quando plantada no solo ela pode ultrapassar 6 metros de altura, porém o cultivo em vaso restringe o seu crescimento. Contudo o seu crescimento não é exageradamente rápido, leva muitos anos até atingir altas dimensões.

A yucca é a maior sobrevivente que conheço, sobrevive longos períodos a contrariedades insuportáveis a outras plantas. Se fosse eu a atribuir-lhe um nome eu a chamaria de sempre viva. Quando é arrancada, ela sobrevive longos períodos mesmo sem estar enterrada. As estacas mais grossas quando cortadas dificilmente perdem a vitalidade, quando lançadas em pilhas começam a brotar mesmo sem humidade e levam alguns meses até secar na totalidade..

Nomes populares: yucca pé de elefante, yucca pata de elefante, yiucca gigante, iúca.

5 comentários:

  1. Envio esta foto que tirei nas margens do Lago de Nemi, perto de Roma. Yuca com frutos!
    https://drive.google.com/file/d/12HY8LZg8O5TKHbOZYNG_3EeiEp4eQ717/view?usp=drivesdk

    ResponderEliminar
  2. Se é verdade: "
    A yuca é uma planta eficaz contra a poluição, ela suprime o amoníaco, benzeno e monóxido de carbono.", então irei cultivar uma na minha portada!

    ResponderEliminar
  3. Como cortar na altura quando chega ao tecto?

    ResponderEliminar
  4. As raízes são profundas?
    pois tenho uma e q está envolta de piso , será q pode estragá-lo?
    Obg.

    ResponderEliminar