Orquídea Oncidium

Cuidar de Orquídea Oncidium
As Oncidium são Orquídeas com caraterísticas muito especificas, na natureza elas crescem nas árvores, mas também podem ser encontradas a crescer nas rochas ou no solo. Não são plantas parasitas, apenas utilizam os hospedeiros como suporte.
Os pseudobulbos das orquídeas Oncidium  têm a forma de gota achatada, eles suportam as folhas e armazenam os nutrientes e a água. Quando novos eles são lisos e vão ficando mais enrugados à medida que envelhecem.

A grande maioria das Oncidims florescem no inicio da Primavera. As flores são pequenas e delicadas, algumas têm o labelo maior que o resto da flor. As tonalidades variam do branco, rosa, castanho e amarelo por vezes tigrado.

Como cuidar a orquídea Oncidium


Condições de cultivo favoráveis: Aprecia uma boa circulação de ar, esta orquídea não gosta de estar abafada, nem gosta de ser colocada no meio de outras plantas. A Oncidium têm as folhas finas, se ela receber sol têm grandes probabilidades de queimar, coloque-a num ambiente de meia sombra, sem a incidência de sol. Ela aprecia uma boa humidade ambiental, principalmente à noite, pulverize a planta no fim do dia.
Solo ideal: A Oncidium não quer substrato pesado, ele têm de ser bem arejado. Na natureza geralmente as orquídeas que apresentam pseudobulbo são epífitas, ou seja crescem nas árvores, então o substrato deve-se assemelhar à casca das árvores. Encontramos estas características na numa mistura de casca de pinheiro, carvão e uma pequena percentagem de musgo.

Rega das Oncidium: Requerem bastante humidade mas as raízes devem secar entre as regas. Então a rega deve ser feita com alguma moderação, de modo a satisfazer as duas exigências das plantas. Estas orquídeas têm a raiz muito delicada e fina, se ela ficar encharcada apodrece muito facilmente. 

Carências das Oncidium: Se as folhas da sua Oncidium apresentarem partes frisadas, é sinal de falta de cálcio (Ca).
Quando as pontas das folhas da planta secam, é indicativo de falta de fosforo (P).
Quando as folhas mais antigas amarelecem, é sinal de falta de nitrogénio (N). Mas se forem todas as folhas independente de serem novas ou velhas pode ser falta de fosforo (P).

Transplante de uma Oncidium


Evite transplantar a orquídea após a compra dela. A planta ao mudar de local vai sofrer o stress de adaptação e fica debilitada, se a mudar imediatamente de vaso ela vai sofrer outro stress e dificilmente sobrevive.

A melhor altura para o transplante é após a floração. Comece por retirar os atilhos que ligam a haste floral aos tutores. Depois corte a haste floral rente à base e retire os suportes. Retire o raizame do vaso e delicadamente remova o substrato que envolve as raízes e corte as partes secas. Use um substrato poroso para o novo reenvasamento ao qual poderá acrescentar pedaços de carvão e casca e pinheiro. Preferira os vasos de barro, as Oncidium não toleram as raízes húmidas por muito tempo e este tipo de material permite um melhor escoamento da água. Se usar vaso de plástico, faça alguns furos nas laterais com ajuda de berbequim, de modo a permitir um melhor arejamento das raízes.
Poderá também colocar a planta  sobre o tronco de uma árvore ou sobre um pedaço de madeira nobre.

Com o tempo é normal que as raízes desta orquídea cresçam para fora do vaso, não há problema nenhum, quanto mais as raízes ficarem expostas, melhor, não podemos esquecer que elas são plantas epífitas.

Curiosidade sobre as Oncidium


Apesar dos invernos frios, também é possível cultivar os Oncidium em Portugal, sobre os troncos das árvores. Devem-se escolher árvores que não percam a folha e que permitam manter as orquídeas protegidas das geadas.

É muito comum aparecerem umas pintas nas folhas dos Oncidium, é uma caraterística deste tipo de orquídeas, principalmente do Oncidium chuva de ouro e cherry lady (orquídea chocolate). Há até quem diga que sem estas pintinhas a planta não floresce.

Na presença de doenças fúngicas é comum aplicar fungicidas á base de cobre nas orquídeas. Nunca façam isso nas Oncidium, elas não toleram o cobre.

As Oncidium representam cerca de 600 espécies espalhadas pelo mundo, sendo as variedades mais populares a chuva de ouro e a sharry baby (uma variedade perfumada com odor a chocolate).


Poderá também gostar de: 

Sem comentários:

Enviar um comentário