Opuntia Subulata - (Austrocylindropuntia subulata)

Opuntia Subulata (Austrocylindropuntia subulata) é uma especie de cacto arbustivo originário da América do Sul, dos Antes peruanos.
É uma planta de grande porte, uma vez estabelecido cresce rapidamente, chega a alcançar 4 metros de altura, cresce na forma colunar ramificada e tronco cilíndrico.
Quando jovem apresenta um baixo numero de espinhos, um ou dois por aureola, aumentam à medida que a planta cresce tornando-se mais agressivos, crescem em forma de agulha e podem alcançar os 8 centímetros.
Geralmente a floração ocorre em exemplares mais velhos, entre a Primavera e o Verão. As flores não abrem na totalidade, saem na parte terminal do ramo, alcançam 6 centímetros de comprimento, oferecem cores chamativas, entre o  vermelho, rosa e laranja. Os frutos são ovoides a oblongos,  podem alcançar 10 centímetros. As sementes são ovoides e têm cerca de 1 centímetro de comprimento.
A Opuntia Subulata é uma especie resistente, não oferece dificuldades no cultivo, contudo alguns cuidados permitem melhorar o aspeto do cacto.

Cuidados com a Opuntia Subulata


Solo e localização: Aprecia uma exposição ao sol direto. Resiste bem ao frio desde que não seja regada. O solo deve apresentar boa drenagem, tal como os outros cactos a Opuntia Subulata é sensível à podridão, deve ainda apresentar um bom teor de matéria orgânica, apesar de tolerar o solo pobre.

Rega: É resistente à seca. No Verão regue regularmente, com o cuidado de deixar a terra secar completamente entre cada irrigação. Durante os meses frios, são necessárias pouquíssimas regas, apenas as necessárias para evitar o enrugamento.

Multiplicação: A propagação realiza-se na Primavera e no Verão por meio de estacas de caule que  se desprendem muito bem e facilmente enraízam. Também se multiplica por meio da sementeira realizada no inicio da Primavera.
Na natureza a Opuntia Subulata reproduz-se facilmente, ela gera um elevado numero de sementes que são posteriormente dispersas pelos animais. A facilidade com que ela se multiplica leva a que ela facilmente se torne uma espécie
 invasora.

Usos: É usada isoladamente em jardins ou vasos grandes. Em algumas regiões é  utilizada como cerca natural, porque forma povoamentos densos e contém espinhos que ferem e impedem a presença de animais.

Nomes populares: Agulha de Eva, cacto pin de Eva, fine chumbera, opuntia do Peru, alfinetes de Eva.

1 comentário: