Interacção do fumo com as plantas

Interacção e vantagens do fumo nas plantas
O fumo é composto por dióxido de carbono, este gás já existem em quantidade suficiente no ar, caso contrário não existiriam plantas na terra, contudo o seu aumento estimula o desenvolvimento e crescimento das plantas, aumenta o seu vigor e resistência. O CO² torna-as mais eficazes a captar a luz solar, a água, os nutrientes e consequentemente uma melhor realização da fotossíntese.
Estudos revelaram que o aumento de dióxido de carbono pode diminuir o ataque de insectos e reduzir o desenvolvimento de larvas. Pode inclusivamente inibir algumas comunidades de fungos, o ponto negativo é  que também pode afectar as comunidades microbianas úteis.


Vantagens do fumo na estufa de hortícolas


Quando a concentração de CO² aumenta acima da média, o ar torna-se irrespirável e letal para animais , esta características foi pensado e e usada em estufas com o fim de matar diversos tipos de pragas.  

Sou adepta desta prática na estufa, há já algum tempo. Noto melhorias significativas na resistência das plantas e na redução de pragas. Antes de adoptar este procedimento tinha sérios ataques de ratos e toupeiras, foram diminuindo gradualmente e deixaram de ser um problema.
Não posso provar que estes resultados positivos sejam consequência do do fumo mas tudo indica que sim e eu vou continuar a apostar nesta pratica.

Sem comentários:

Enviar um comentário