Multiplique os seus gerânios


Os gerânios ou sardinheiras pertencem ao género perlargonium, estão associados ao grupo de flores de cultivo fácil com floração abundante.

Com o tempo a planta vai ficando com o caules envelhecidos, com prejuízo para a vegetação e floração, a melhor solução será a renovação.

Provavelmente é de seu interesse aumentar o seu numero de exemplares, assistir ao crescimento de uma nova planta, cobri-la de cuidados ou talvez oferecer a um amigo.

Multiplicar esta planta através de sementes é possível, mas nem sempre é o método escolhido por ser um processo demorado. Esta operação é executada na primavera com a temperatura ideal a rondar os 21º.

O modo mais viavel para a multiplicação da sardinheiras é através de estacas. Esta prática pode ser feita em qualquer época do ano, mas o Outono é a melhor altura e ainda possibilita obter exemplares novos para a Primavera.

Como multiplicar seus gerânios através de estacas.



A escolha do substrato é muito importante para o sucesso de uma boa propagação. Deve escolher um que facilite a drenagem já que esta planta não tolera o encharcamento.

Escolha ramos saudáveis.Com uma faca ou uma tesoura bem afiadas corte uma estaca de 7 a 10 centímetros de comprimento e retire as folhas inferiores. Esta operação deve ser feita pela manhã, que é quando quando as plantas estão repletas de água.

Encha um vazo com o substrato. Com o dedo faça buraco e introduza a estaca. Regue e mantenha a planta em ambiente quente e húmido. Identifique a cor da flor de cada estaca.

O enraizamento poderá levar de 3 a 8 semanas. Após o enraizamento estar bem desemvolvido transplante para vasos maiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário