4.07.2015

Cultivo da alcachofra

Alcachofra
A alcachofra é uma planta herbácea que pode atingir 1, 5 m de altura. Suas folhas acinzentadas podem alcançar um metro de comprimento. Trata-se de uma linda planta de fácil cultivo, que pode ser cultivada com finalidade alimentar, medicinal ou ornamental.
O seu cultivo não se limita apenas a produção dos gomos florais, as suas folhas também são de largo interesse pelas suas vastas propriedades medicinais: benefícios da alcachofra.
Adapta-se melhor em climas temperados e exige bastante espaço para uma produção reduzida.
A produção das alcachofras tendem a diminuir a partir do 3º ano de vida, pelo que deve ser renovada a plantação.


Solo e adubação

Escolha um local protegido dos ventos fortes e soalheiro.
Adapta-se melhor em solos profundos, com boa drenagem e com  pH neutro
Cave bem a terra no inverno e incorpore bastante matéria orgânica bem curtida.

Sementeira e plantação da alcachofra

A propagação da planta é feita por meio de sementes ou de mudas, retiradas da própria planta com ajuda de uma faca bem afiada.
Semeie de modo protegido, no inicio do inverno para transplantar no inicio da primavera. A produção da-se no ano seguinte. Este meio é mais demorado, mas para quem pretende iniciar poderá ser a forma mais acessível.
Plante rebentos enraizados na primavera. Dê preferência por rebentos com aproximadamente 20 centímetros de altura e com algumas raízes. Plante-os a 5 centímetros de profundidade com espaçamento de 75 cm entre plantas. Regue bem as novas plantas até estarem restabelecidas.
A cada 3 anos renove a sua plantação de alcachofras. As  plantas de 4 anos e mais, produzem alcachofras mais pequenas e rijas.

Tratos culturais da alcachofra

Regue durante o tempo seco .
Coloque palha na cama das alcachofras, esta técnica vai permitir conservar a humidade e reter o desenvolvimento das ervas daninhas. Poderá usar cartão se preferir.
No Outono corte os ramos secos e cubra com palha para proteger do frio do inverno.

Pragas e doenças da alcachofra

As praga mais comuns da alcachofra são o pulgão cinzento e a cochonilha vermelha. Trate com insecticida natural e ecológico. Contudo.Contudo plantas saudáveis e bem nutridas não são tão susceptíveis a estes ataques.

Colheita e armazenamento da alcachofra

Colher as alcachofras quando o gomo terminal se apresente grande e inchado, deve no entanto estar verde e fechado.
Regue a planta após o corte. Mais tarde aparecerão gomos secundários mais pequenos, mas igualmente saborosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário