12.03.2015

Calathea

Calathea, uma planta de interior com folhas ovais ou lanceoladas, que de desenvolvem na extremidade de caules compridos.
Habitualmente floresce no verão., forma um caule comprido envolto de escamas coloridas na extremidade.
Pode facilmente ser confundida com a Maranta, embora a A calathea seja mais alta.


Cuidados com a Calathea


Pragas e doenças da calathea: É susceptível de ser atacada pela aranha vermelha, pela cochonilha e pelo apodrecimento das raízes. Por norma acontecem quando a planta perde a vitalidade e a humidade ambiental é reduzida.
Melhore a humidade ambiental, tenha cuidado com o escesso de regas. Num ataque de cochonilha algodenta, lave as partes atacadas com um pano humedecido em água e sabão.

Multiplicação: Os exemplares velhos ou demasiado grandes, devem dividir-se na primavera. Retire o torão de terra e separe as folhas com partes de raízes. Coloque os fragmentos em vários vasos, com um substrato novo à base de turfa e húmus.

Temperatura: Aprecia um ambiente quente. No inverno contenta-se com uma temperatura entre os 12 e os 14º. Mantenha-a afastada das correntes frias.

Rega e humidade: Mantenha um ambiente húmido colocando o vaso sobre gravilha e água. Pulverise a folhagem frequentemente no verão.

Luminosidade:Aprecia a luz filtrada e até suporta locais mais sombrios.

Adubação: Fertilize de 15 em 15 dias de Abril a Setembro.

Cuidados: Lave as folhas periodicamente com água não calcaria nos períodos quentes e secos. Para tirar o pó use um pano húmido e passe-o com cuidado nas folhas.
Tire as folhas amarelas e secas.
Mantenha o substrato húmido, contudo deixe sempre secar a superfície antes de voltar a regar.


Aspectos sensíveis da Calathea


As folhas amarelecem e secam? Sintoma de luz insuficiente. Aumenta a incidência de luz à sua planta.

O crescimento pára e as folhas murcham? Este é um sintoma de podridão das raízes, pelo excesso de água no substrato. Troque o substrato por um mais seco, corte as raíses danificadas e tenha cuidado com o excesso de regas.

As pontas das folhas da calathea amarelecem? Falta de água. Aumente a frequência das regas.

As folhas escurecem? Excesso de luz.

Sem comentários:

Enviar um comentário