Esterilizar a terra antes das sementeiras com plástico

Esterilizar a terra antes das sementeiras com plástico

Esterilizar a terra antes das sementeiras usando um método natural sem recorrer a químicos é uma base essencial para um cultivo rentável e saudável. Esta prática conhecida como solarização previne complicações que podem comprometer todo o processo de crescimento das plantas.
Esta técnica por norma não ultrapassa os 40 a 50ºC , o que permite a sobrevivência das bactérias benéficas.

Métodos industriais todos conhecemos, desde insecticidas a herbicidas, as escolhas são múltiplas. Contudo as contra indicações para a saúde e o impacto para o meio ambiente são tantos, que nos levam à procura de soluções naturais para o mesmo efeito.


Esterilizar a terra usando plástico transparente


É isso mesmo, um simples plástico e um dias de sol permitem esterilizar a terra eliminando insectos nocivos, fungos, nematodos, ervas daninhas e sementes indesejadas. Esta prática permite desinfectar o solo através do vapor formado por baixo do plástico, provocado pela acção do calor do sol. Livre de elementos químicos e de resíduos finais no solo, esta técnica é perfeita para quem pretende trabalhar uma horta caseira livre de venenos.

Cave e alise o solo, elimine torrões e pedras. Regue bem a terra e coloque o plástico por cima. Estenda-o bem sobre a superfície da terra e alise-o de forma a evitar bolsas de ar. Enterre as extremidades do plástico ou coloque peso, de forma a mantêm-lo seguro. Mantenha por três ou quatro semanas dependendo da intensidade do sol. Contudo este tempo pode variar conforme a meteorologia e a localização. Após o uso dobre o plástico e guarde-o para novas utilizações.

A melhor época para esterilizar a terra é de de Junho a Setembro, pelo facto de ser um período em que as  radiações e o calor do sol são mais intensas.

O plástico transparente é de muito fácil aquisição, não é caro e vende-se em rolo ou a metro nas casa de agropecuária ou em lojas de de bricolage.

Curiosidades sobre os vários tipos de plásticos


Plástico preto: é o que funciona melhor no impedimento da proliferação das ervas infestantes.
Plástico branco: Reflete a luz e potencia o favorecimento da maturação dos frutos.
Plástico transparente: Deixa passar a radiação solar, aumenta a temperatura do solo e propicia colheitas precoces.

1 comentário:

  1. Andava há tempos à procura de informação sobre este método. Este artigo e o outro, sobre plástico preto, foram os melhores e mais honestos que encontrei online. Obrigada!

    ResponderEliminar