Porque racham os tomates

Tomates rachados, porque racham eles

Todos os entusiastas de jardinagem já se depararam com o problema dos tomates rachados, na prática eles podem ser consumidos sem qualquer problema, desde que não se apresentem contaminados, mas perdem o seu valor comercial. Saiba as causas e como prevenir ou atenuar esta contrariedade tão comum.

As principais causas das rachaduras dos tomates devem-se a três factores


Regas irregulares. Nunca deixe o solo secar totalmente, os tomateiros requerem um rega continua, equilibrada e coordenada. Ou seja é contra indicado regar um dia e passar 4 ou 5 dias sem o fazer e ao 5º ou 6º dia regar como se não houvesse amanhã.
Na impossibilidade de seguir esta regra essencial, opte uma uma rega de gota a gota ou coloque uma capa de matéria morta sobre o solo, ela ajudará a manter a humidade estável.

Outras das causas está na diferença de temperatura entre o dia e a noite. Por norma o tomateiro cresce numa fase do ano em que não há grandes discrepâncias entres as temperaturas do dia e da noite. Porém as produções tardias já não gozam do mesmo privilégio. Nesta situação não há muito a fazer, poderá apenas atenuar a diferença de temperatura do solo,colocando uma camada de matéria orgânica, ela impedirá que o solo arrefeça demasiado.

Por ultimo uma das causas mais comuns, deve-se ao excesso de fertilizante. No caso dos tomates rachados, deve-se principalmente ao excesso de nitrogénio. As plantas precisam de um bom aporte de nutrientes, contudo quando em exagero, os resultados poderão ser desastrosos. Na dúvida mais vale pecar por falta do que por excesso. Vale sempre lembrar que a fertilização natural é sempre a mais equilibrada.

Dicas para tomates mais sadios 


O boro apresenta uma boa influencia no que consta à prevenção das rachaduras dos tomates. A deficiência de cálcio e de potássio aumenta o risco de rachaduras, mas cuidado porque o excesso também é prejudicial.

As variedades de tomate pequenas são menos propicias a rachar., já as variedades graúdas necessitam de um período maior de crescimento, logo são mais propensas a rachar.

Retire os tomates rachados do tomateiro, eles facilmente se deterioram e podem contaminar o resto da planta.

Sugiro que leia as boas práticas do: Cultivo do tomateiro.

1 comentário:

  1. Os meus tomates Tam com os frutos pequeno e verdes e estão rachando o que faso...

    ResponderEliminar