Cultivo do tomateiro

Cultivo e tratamento do tomateiro

O tomateiro Solanum lycopersicon pertence à família botânica das solanáceae, juntamente com o pimento, a batata e a beringela, entre outros. O cultivo do tomateiro exige alguns cuidados e tratos culturais, já que trata-se de uma planta com alguma sensibilidade a algumas doenças e pragas,
A sua colheita é feita normalmente 2 vezes por semana, sendo difícil cumprir o intervalo de segurança dos fitofarmacos, é essencial seguir as boas práticas culturais e optar pela prevenção.

Sementeira, plantação e cultivo do tomateiro


Inicie a sementeira num recipiente com turfa no inicio da primavera.
Para uma produção mais precoce, deve-se semear o tomateiro num vaso, no parapeito de uma janela ou outro local resguardado.
As novas plantas devem ser mantidas ao abrigo até passarem os perigos do frio e da geada.
Plante os tomateiros assim que alcançarem 4 a 5 folhas e já não houver risco de geada. Poderá minimizar os efeitos do frio com ajuda de campânulas, garrafões de água sem base servem perfeitamente.

Para o cultivo do tomateiro deve escolher um local protegido e soalheiro, um solo de boa qualidade, com boa drenagem e rico em matéria orgânica. Uma planta bem nutrida é mais saborosa, têm maior valor nutricional, é mais resistente às doenças e ás praga.

Tratos culturais do tomateiro


Controle as ervas daninhas, sachar ou aplicar uma camada de mulching à volta da planta, uma técnica que permite controlar ervas daninhas, manter a humidade do solo  e promover a fauna microbiana (Conheça todas as vantagens do mulching)
.
Regue com regularidade nos períodos de maior calor, evitando molhar a folhagem.
Elimine os rebentos laterais nas plantas  jovens.
Tutore e ligue as hastes. Nos meados do Outono elimine algumas folhas, de forma a facilitar a circulação de ar e deste modo a prevenir doenças e estimular o amadurecimento dos frutos.

Pragas e doenças do tomateiro



Prevenir doenças e pragas, pulverize o tomateiro com água de cinza e cal ou recorra à calda bordalesa (Fungicida permitido em agricultura biológica).
Os agricultores mais antigos espetavam um fio de cobre ao lado do pé do tomateiro,com o intuito de proteger a planta do míldio.

Mantenha um bom fluxo de ar entre as plantas, elimine algumas folhas nas fazes menos quentes.
Controle os insectos e as lagartas com insecticidas ou com repelentes caseiros.
Regue o tomateiro de um modo controlado de forma a prevenir a rachadura do tomate. Descubra mais em (As principais causas das rachaduras dos tomates)

Por vezes, os tomates podem revelar deformações, como cicatrizes lenhosas e grandes rugas. Geralmente estes indícios não são indicativos de doenças ou pragas, surgem devido a factores exteriores como: solos demasiado frio (causam carência de fósforo), períodos diurnos com pouca luz, excesso de adubações azotada, humidade ambiental demasiado baixa ou alta, .temperaturas demasiado altas ou baixas.

Colheita do tomate


Colha os frutos á medida que vão amadurecendo.
No outono pode colher o fruto ainda verde para amadurecer no interior em prateleiras de madeira.
Se a produção for generosa pode sempre optar por fazer polpa de tomate e para os mais gulosos doce de tomate.

Curiosidade

O tomate é uma fruta altamente consumida quando madura e apresenta imensos benefícios para o nosso organismo. Porém quando verdes os tomates, os caules da planta e as suas folhas, possuem uma substância tóxica chamada de solanina, que em grandes quantidades pode apresentar alguma toxidade aos organismos. Seria preciso ingerir uma quantidade considerável destes para ter um efeito realmente tóxico no corpo. Esta substancia é também encontrada em outras plantas tais como na batata (O perigo das batatas verdes), acredita-se que as plantas a sintetizam para protegerem-se dos predadores.
A solanina têm propriedades antimicrobiano , fúngicas e insecticidas, qualidades que apresentam alguma toxidade,  mas em contra partida pode ser aproveitada em prol do tratamento de outras plantas. Podem ver aqui um exemplo: Calda Insecticida de folhas de tomateiro

Sem comentários:

Enviar um comentário