Damasqueiro (Prunus armeniaca)

Cultura do Damasqueiro Prunus armeniaca
O damasqueiro (Prunus armeniaca) pertence à família das rosáceas. É uma árvore com origem na Ásia central e China, apresenta folha caduca e pode atingir de 4 a 9 metros. É conhecida pelo seu delicioso fruto o damasco, também conhecido por alperce, de cor laranja com polpa doce.

O damasqueiro apresenta uma floração precoce, floresce desde o fim do Inverno ao principio da Primavera, por vezes o frio e a chuva dificultam o vingamento dos frutos. Na generalidade a maioria dos cultivares são auto férteis. não necessitando de outras variedades para realizarem a fertilização, contudo é sempre benéfico ter duas variedades que entrem em floração na mesma época. No clima mediterrânico os frutos  alcançam a maturidade entre Junho e Julho, que nascem dos gomos florais assentados nos ramos na parte do ramo que cresceu no ano anterior.

Geralmente uma damasqueiro inicia a produção aos 3 anos e produz uma boa colheita a cada dois anos. Atinge a plena produção aos 6 a 7 anos, mantém uma vida produtiva de 30 a 40 anos e vive por mais de 80 anos. Uma árvore adulta em plena produção e com bom porte, pode produzir mais de 200 Kg de frutos.

Solo e localização para a cultura do Damasqueiro


Aprecia solos férteis de textura franca, profundos, arejados, bem drenados, com uma razoável capacidade de retenção de água e de um pH neutro a ligeiramente alcalino, entre os 6,5 e os 8,0. Não são recomendáveis os solos leves com de textura arenosa.

A plantação do damasqueiro deve realizar-se desde o principio do Inverno até ao principio da Primavera e devem ser escolhidos locais bem ensolarados. As árvores devem ser plantadas com intervalos de 5 a 6 metros entre elas.

Tratos culturais do Damasqueiro


Na Primavera coloque uma camada de composto orgânico com aproximadamente 5 cm de espessura,  á volta da planta, na área do desenvolvimento das raízes. De 4 em 4 anos realize uma calagem caso seja necessário de modo a manter o pH entre os 6,5 e os 8,0.

Flor do Damasqueiro Prunus armeniaca
Em virtude de a abertura das flores do damasqueiro ocorrer no inicio da Primavera, podem ocorrer alguns contratempos. A floração do damasqueiro é muito sensível aos danos causados pelas geadas e pode por em causa a produção, se possível proteja o damasqueiro na fase mais critica com uma manta térmica. Além disso a floração ocorre quando ainda há poucos insetos polinizadores, sendo favorável auxilia-la manualmente. As abelhas são essenciais para uma boa polinização das flores e frutificação do damasqueiro. Evite o uso de pesticidas prejudiciais a estes insetos e plante flores atrativas na zona.

A poda realiza-se no fim do Inverno, com preferência para a forma de taça ou de eixo central. O damasqueiro produz os frutos sobre os esporões curtos, formados em madeira com dois e três anos de idade. A poda extensiva não é adequada e geralmente resulta em produções pobres. De 4 em 4 anos é recomendado eliminar os ramos mais velhos, que já frutificaram, de modo a criar espaço para os ramos mais novos.

A multiplicação do Damasqueiro pode ser feita por estaquia, sementeira e enxertia sobre porta enxertos da mesma espécie, pessegueiros, amendoeiras e ameixoeiras.

Nomes comuns: Damasqueiro, Alperceiro, abricoqueiro, alpercheiro, apricot.

Fotos pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário