Amor perfeito (Viola wittrockiana)

Flor do Amor perfeito (Viola wittrockiana)

O Amor perfeito (Viola tricolor), pertence à família das violaceae e é originário da Europa. É uma das plantas mais populares dos jardins, não requer muita manutenção e cresce rápida mente. A sua resistência e o colorido intenso, são uma mais valia para os canteiros, floreiras ou jardineiras. As suas flores aplanadas oferecem uma vasta combinação de cores que vão do branco, ao amarelo, azul, violeta, rosa e tons marrons.

Como cuidar dos amores perfeitos


 Luz: O amor perfeito aprecia o sol pleno, porém adapta-se a vários tipos de luminosidade, cresce perfeitamente à sombra das árvores, no entanto quando recebe uma boa exposição solar oferece uma floração mais intensa e abundante.

 Temperatura- O amor perfeito aprecia climas amenos, com temperaturas situadas entre os 15º e os 25º. Não suporta bem as temperaturas altas.

 Regas: O amor perfeito aprecia a terra húmida, mas sem excessividades. Evite o encharcamento que pode levar ao apodrecimento da planta.

 Solo: Aprecia solos permanentemente húmidos, ricos em matéria orgânica e moderadamente ácidos (Entre os 5,5 e os 6), desde que apresentem uma boa drenagem.

 Fertilização: Durante a fase de crescimento é sempre benéfico juntar um pouco de adubo liquido à água da rega.

 Poda: Elimine periodicamente as flores à medida que vão murchando e secando. Corte-as junto à base do ramo de modo a estimular uma floração continua

 Cuidados: No Verão coloque uma cobertura de casca ou de palha à volta da planta. Esta prática vai permitir manter a terra mais fresca.

➢ Época de floração: Geralmente o amor perfeito floresce na Primavera e no Outono, em geral a floração cessa nos meses mais quente de Verão.

Multiplicação do Amor perfeito


Reprodução do amor perfeito dá-se principalmente pela sementeira. As sementes devem ser semeadas superficialmente no solo. O substrato deve manter-se húmido mas sem excessos. A temperatura deve ser amena, as temperaturas elevadas dificultam a germinação. A germinação dá-se entre uma a 14 a 21 dias, dependendo das condições ambientais.
Quando as pequenas plantas alcançarem 6 a 7 folhas verdadeiras, transplante-as para o local definitivo. Recomenda-se o espaçamente de 15 a 30 cm.
A propagação do amor perfeito também pode ser realizado pela divisão de plantas maiores, mas o processo raramente oferece plantas com o mesmo vigor das obtidas pela via sementeira.

Curiosidades sobre o Amor perfeito


como plantar o Amor perfeito (Viola wittrockiana)Além da sua beleza o amor perfeito também oferece propriedades medicinais: expetorantes, diuréticas, anti inflamatórias, estimulantes, sudorificas,emolientes, antitumorais, laxantes, depurativas. Na fitoterapia têm sido usado no tratamento da epilepsia, asma, doenças da pele, doenças pulmonares, reumatismo e cistite.

O amor perfeito também têm um lugarzinho na culinária. As suas pétalas possuem um sabor adocicado e podem ser usadas no enriquecimento de saladas e na decoração de vários pratos e doces.

A flor do amor perfeito significa romantismo e amor duradouro, está associada à reflexão, ao pensamento e recordações amorosas. Em Francês ele é chamado de "pensée", em português significa pensamentos. Os apaixonados davam a flor à pessoa amada como prova do seu amor antes de se ausentarem por tempo indefinido, com o intuito de serem lembrados. Portanto se quer dar a entender a alguém amado que sente saudades, ofereça-lhe um amor perfeito.
Também é simbolo da glorificação do trabalho. Há também quem o designe pela erva da trindade (Como referencia à Santíssima Trindade), pela combinação delicada das três cores da flor.

Nomes populares: Amor perfeito, erva da trindade, flor da trindade, amor perfeito ravo, viola, viola das três cores, violeta borboleta.

Se procura flores resistentes veja também o cultivo do: Cravo túnico, que além de oferecer uma abundante floração, também oferece características insecticidas que permitem defender outras plantas.

Foto:Pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário