Usos da capuchinha na horta

Usos da capuchinha na horta (Chagas)
As capuchinhas (Tropaeolum majus), também conhecidas por chagas são plantas anuais, que podem ser trepadeiras ou rastejantes. Oferecem uma folhagem peculiar e flores com tonalidades entre os amarelos, laranja a avermelhados. É conhecida como uma planta multifacetada, além de ser uma linda flor ornamental, ela oferece uma importante ação medicinal (Propriedades e indicações terapêuticas das capuchinhas para a saúde) é uma grande ajuda no controle de pragas na horta e até se tornou moda no mundo da culinária. Todas as partes da planta são comestíveis, as folhas, os frutos e as flores que lembram capuchinhos.

As capuchinhas são protetoras da horta


As capuchinhas podem ser incluídas numa sebe natural à volta da horta, atraem insectos uteis e funcionam como plantas sacrificais (atraem as pragas, que chegam a cobri-las integralmente e deste modo evitam-se ataques maiores às plantas que as rodeiam). Atraem principalmente afídeos, lagartas e mosca branca, sendo que as partes mais afetada da planta devem ser retiradas e destruídas, ou colocada no compostor. Outra particularidade desta planta é o facto de ela ser muito apreciada por lesmas e caracóis, podendo ser cultivada com a finalidade de atrair estes moluscos e mantê-los afastados das ouras plantas.

As capuchinhas são boas companheiras de inumeras plantas, podem ser utilizadas como cobertura de solo, impedindo o crescimento das ervas daninhas, além de melhorarem o crescimento e o sabor das culturas circundantes. Como são resistentes à seca as capuchinhas têm a competência de proteger e reter a humidade do solo, permitindo beneficiar outras plantas mais frageis. Podem associar-se a: tomateiros, pepinos, aboboras,  beterraba, batatas, couves, rabanetes. Contudo devem ser podadas e cortadas regularmente de modo a impedir que invadam demasiado espaço e impeçam os outros vegetais de crescer normalmente, elas podem se espalhar até 4 metros no chão.


Cultivo das capuchinhas



As capuchinhas são plantas de fácil cultivo, são pouco exigentes em relação ao solo e ao meio ambiente. Adaptam-se bem à plantação em vasos e suportam solos pobres. Em solos ricos em matéria orgânica verifica-se um aumento do crescimento do diâmetro das folhas, porém a produção de flores é relativamente inferior. 

Reproduzem-se por meio da sementeira ou por divisão de touceiras, a partir da Primavera. A germinação leva entre 7 a 21 dias dependendo das condições climatéricas (é possível acelerar  o processo colocando as sementes de molho por um dia em água morna). Geralmente a floração dá-se à volta de 8 a 9 semanas após a germinação.

Apreciam locais com boa exposição solar ou meia sombra, sendo que quando mais horas de sol receber, maior será a floração..
As regas devem ser espaçadas, com o cuidado de manter uma leve humidade no solo. O excesso de água pode levar à proliferação de fungos e ao apodrecimento planta.
Elimine as folhas e ramos secos ou murchos de modo a estimular nova rebentação e floração.

Uso das capuchinhas nos animais


Segundo alguns estudos, a capuchinha têm ação acaricida, desempenhando um papel importante  na eliminação de caraças (Carrapatos), seja diretamente no corpo do animais, seja no alojamento.No modo popular há quem utilize as chagas na prevenção da varíola das aves, também conhecida por bouba aviária.

Sem comentários:

Enviar um comentário