Como fazer germinar a batata ao longo do ano

Batatas de semente - como germinar
A sementeira tradicional da batata segue em geral um ritmo, é realizada do fim do Inverno ao inicio da Primavera. Sendo as culturas mais precoces realizadas sob proteção de muros ou de plantas maiores. Mas o cultivo da batata pode perfeitamente ser alargado e permitir obter colheitas ao longo do ano, desde que se tenha batatas greladas.
A germinação é um processo simples que não pode ser subestimado, garante a qualidade e a produtividade da cultura da batata, acelera o processo de amadurecimento das culturas e das raízes. Semear batatas que não tenha iniciado o processo de germinação, poderá ser o caminho mais curto para o fracasso.

Quando o objetivo é semear cedo ou fora de época, deve-se promover a formação de “grelos” nas batatas. Há métodos (vernalização) que permitem estimular a germinação de batata, exigem o controle de temperatura, da luz e da humidade. A vernalização acelera a formação de uma boa colheita várias vezes.

Como incentivar a germinação de batatas


A pré germinação pode ser feita colocando uma camada de batatas sobre uma cama húmedecida. A cama poderá ser areia, musgo, papel, saco de serapilheira ou tecido grosso. Cubra as batatas serapilheira ou um tecido, também previamente molhados e escorridos, vá borrifando de modo a manter um certo grau de humidade até os tubérculos grelarem. Arrume-as  num local escuro, ventilado e fresco, a temperatura deverá rondar os 10 a 12º C. Um choque térmico durante três a quatro dias também pode ajudar a acelerar o processo, as variações de temperatura ajudam a quebrar a dormência, sendo que as temperaturas superiores a 25 ºC devem ser evitadas.
Caso sejam cumpridos todo os procedimentos referidos, ao fim de duas a três semanas começarão a surgir os pequenos grelos. Caso não siga à risca estas dicas, as batatas irão grelar na mesma mas mais tardiamente.

Assim que começarem a surgir os grelos mude as batatas de semente para um local com luz difusa, onde a temperatura não exceda os 20º. A claridade fortalece os tubérculos, torna-os mais resistentes a vários fatores negativos e promove grelos fortes e vigorosos. Os grelos promovidos em lugares escuros tendem a esticar à procura de luz, ficam frágeis e quebram facilmente. Os grelos sadios apresentam tonalidade rosa, verde ou roxo, devendo ser grandes, densos e uniformes. Se ao observar a batata verificar que os grelos são finos e frágeis, descarte-as.

Estimulação  da germinação da batata com frio


Este processo simples, permite a germinação rápida e está ao alcance de todos, têm porém um contra, é limitativo pela quantidade de batatas, a não ser que tenham uma camara frigorifica à disposição.
Coloque uma camada de batatas dentro de uma caixa com papel ou tecido húmido e guarde no frigorifico. Ao fim de dois a três dias, retire do frio e espalhe-as, coloque-as num local mais quente. Tenha o cuidado de manter alguma humidade até elas grelarem.

Há outras maneira de incentivar os grelos das batatas, mas estas duas maneiras são as que eu testei e aprovei. Poderia experimentar outras formas, mas já diz o velho ditado "Em cavalo vencedor não se mexe".

Sem comentários:

Enviar um comentário