Páginas

Flor mosquito - Crassula Multicava

Flor mosquito Crassula Multicava dragão roxo
Especie: Crassula multicava
Família: Crassulaceae
Gênero: Crassula
Nativa: Africa do Sul
Ciclo de vida: perene
Nomes populares: Flor mosquito, dragão roxo, orgulho de Londres, fairy crassula, Crassula Purple Dragon.

Descrição: A Crassula mullticava têm várias alcunhas, sendo as mais predominantes: flor mosquito e dragão roxo. É uma planta suculenta de crescimento lento, que  alcança um porte arbustivo largo e geralmente não ultrapassa os trinta centímetros de altura. 
As suas folhas macias são arredondadas e salpicadas por pequeno poros que lembram minúsculos buraquinhos. Dispõem-se de modo oposto sobre o caule. Apresentam tonalidade verde e verso avermelhado, lembrando pequenas laminas de fogo, talvez seja a explicação para a alcunha de dragão roxo. Toda esta envolvência de cores tornam esta planta numa graciosidade colorida, mesmo quando não está florida.
As inflorescências altas e elegantes, surgem em abundancia no fim do Inverno, principio da Primavera. São constituídas por flores rosadas ou brancas com apenas quatro pétalas e formato de estrela. A floração além de ornamental, atrai abelhas, borboletas e outros insetos.

Cuidados com o cultivo da Crassula multicava


Condições de cultivo favoráveis: Necessita de várias horas de boa iluminação, preferencialmente sem a incidência direta do sol, mas pode tolerar posições sombreadas. A tonalidade das folhas varia conforme a intensidade da luz, uma boa iluminação proporciona um maior realce das tonalidades. 
A Crassula multivava é uma planta com alguma resistência ás diferentes temperaturas. Suporta o calor e as temperaturas abaixo de zero, até geadas por curtos períodos, desde que tenha o substrato seco. 
Não aprecia ambientes demasiadamente húmidos, principalmente durante a época fria. Estes dois fatores associados podem levar ao apodrecimento da planta.
Não é muito exigente quanto ao substrato, mas terá um melhor crescimento num que tenha boa drenagem e seja rico em nutrientes: (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção da Crassula multicava: É uma planta fácil de cultivar, com poucas necessidades de intervenção. 
Apesar de apresentar boa tolerância á seca, ela gosta de água, mais do que a maioria das suculentas. Portanto a rega deve ser generosa, mas não exagerada, tomando sempre em atenção não deixar o substrato encharcado e garantir sempre uma boa drenagem. No Inverno reduza substancialmente a irrigação, pois o excesso de água em conjugação com o frio podem danificar seriamente a planta. Ao regar tente não molhar as folhas.
É bastante resistente a pragas e doenças. Contudo pode ser atacada por pulgões, lesmas e caracóis. Deve também ser dada alguma atenção às doenças como botrytis e podridão radicular. Uma pulverização com a (solução de água oxigenada) poderá prevenir algumas doenças fúngicas ou até mesmo acabar com algumas pragas.
Não requer poda, apenas devem ser removidas folhas secas ou caules desenquadrados. 

Propagação da Crassula multicava: É uma suculenta de disseminação rápida, a multiplicação além de fácil pode-se fazer de diversas maneiras. Por estaca de caule, ou de folha (Como multiplicar as suculentas através de folhas) e por pequenas mudas que surgem na haste floral. Depois das hastes florais formarem as flores e estas começarem a fanar, vão surgir umas pequenas mudas que depois de plantadas vão dar origem a uma nova planta em pouco tempo. 
No seu habitat natural as folhas da Multicava caem no solo e facilmente dão origem a novas mudas, sendo o processo tão eficaz e rápido que chega  a ser considerada invasora. É portanto necessário algum cuidado com o seu cultivo ao ar livre, de modo a não permitir que ela invada os meios naturais.

Usos paisagísticos da Crassula multicava: Pelo facto de ser resistente á seca e simultaneamente suportar mais água que a maioria das suculentas, ela é uma excelente alternativa como cobertura de solo. Também resiste à falta de luz e ás baixas temperaturas acima de −3 °.  Apesar de alguns destes fatores poderem afetar a intensidade das tonalidades das folhas da Multicava ou até mesmo comprometer a qualidade das flores. 

Curiosidade da Crassula multicava: É atribuído o nome "multicava" (poroso, com muitos orifícios) devido aos poros que apresenta nas suas folhas, orifícios estes que permitem a captação de água. 
A Crassula multicava encontra-se presente em Portugal, inclusive no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira.
O gênero Crassula consiste em cerca de 600 espécies de suculentas, na sua maioria originárias da África do Sul. Algumas bastante conhecidas como a Orelha de Shrek e a Planta de jade.

Sem comentários:

Enviar um comentário