Orelha de Shrek (Crassula Ovata gollum)

Cuidar da suculenta Orelha de Shrek (Crassula gollum)
Espécie: Crassula ovata "Gollum"
Família: Crassulaceae
Género: Crassula
Origem: Africa do Sul
Ciclo de vida: perene

A Crassula ovata "Gollum" é uma planta que pertence à família Crassulaceae. É uma suculenta arbustiva, ramificada, compacta e ereta, de ciclo perene. O seu crescimento é lento, mas pode alcançar 80 centímetros de altura e  60 centímetros de largura, com o avançar do tempo ela pode ultrapassar estas medidas. Com a progressão, o tronco torna-se grosso e espesso, pode facilmente ser moldado e formar pequenas árvores em miniatura lembrando as formas de bonsai.
Apresenta folhas carnudas tubulares com formato de trompetas, que fazem lembrar as Orelha do Shrek, o famoso ogre da ficção.

Como cuidar a Orelha de Shrek - Crassula ovata gollum


 Luz: A Crassula ovata "Gollum" aprecia muita luz, dá-se em sol pleno ou sombra parcial. Quanto mais luz, mais cor, o fornecimento de algumas horas de sol por dia permitem intensificar o contorno vermelho  no topo das folhas.

 Temperatura: Aprecia ambientes quentes, mas tolera o frio e o vento, mas deve ser protegida das geadas. 

 Solo: Aprecia solos arenosos, leves, com boa drenagem e pH neutro (Como preparar terra para cactos e suculentas). Geralmente é cultivada em vasos, porém também se adapta bem ao solo direto.

 Regas: A rega da orelha de Shrek deve ser espaçada, de modo a deixar secar o solo entre cada irrigação. Basicamente segue as mesmas diretrizes que se aplicam aos cactos e suculentas, as regas excessivas são o motivo mais comum do insucesso no cultivo destas plantas  .

 Floração: A floração só ocorre quando a planta está exposta à luz solar direta. Floresce desde o fim do Outono até principio de Inverno. As flores apresentam-se em cachos, têm o formato de estrela, são pequenas, brancas ou rosadas, com estames cor de rosa. 

 Poda:  Geralmente esta suculenta não requer grandes podas, apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Mas quando se pretende obter a formação de um pequeno bonsai, deve-se começar a eliminar alguns ramos desde o inicio de ciclo, de modo a manter o tronco à vista entre os vários raminhos que vão ficando.

➢ Multiplicação: A orelha de Shrek multiplica-se muito facilmente por porções do tronco ou estacas de folhas, apesar deste segundo processo ser mais demorado. Sugiro que veja: (Como multiplicar as suculentas)

Curiosidades da Orelha de Shrek 


Pontinhos brancos sobre as folhas: É natural aparecerem uns pontinhos brancos nas orelhas de Shreck, não é um sinal de alarme. Geralmente estas suculentas têm tendência a ganhar naturalmente esses pequenos pontos que são pequenos cristais de sal. O sal é absorvido pelas raízes, é excretado pelas folhas e seca em pequenos pontos branco sobre as folhas. O sal sobre as folhas não é prejudicial à sua orelhas de Shrek, contudo por questões estéticas é possível tentar removê-los com um pano húmido, quando não estão demasiado encrostadas.

Nomes populares: Orelha de Shrek, dedos de ET, orelhas de Obitt, arvore da amizade, jade, arvore de jade, trompeta de elefante. 

2 comentários: