Cacto pé de mamão - Brasiliopuntia brasiliensis

Cacto pé de mamão - Brasiliopuntia brasiliensis
Espécies
: Brasilopuntia brasiliensis
Família: Cactáceas
Subfamília: Opuntioideae
Tribo: Opuntieae
Gênero: Brasiliopuntia
Origem: Brasil, Argentina, Bolívia e Peru
Ciclo de Vida: Perene
Nomes populares: Cacto pé de mamão, urumbeba, arumbeva, rumbeba,palmatória, palmadora, árvore de espinhos, facho de renda, xiquexique-do-sertão.
Sinónimos: Opuntia brasiliensis, Brasiliopuntia subacarpa

Descrição: O Brasiliopuntia brasiliensis conhecido popularmente por cacto pé de mamão, é uma suculenta de características arborescentes que cresce em torno de 4 a 15 metros de altura (em condições ideais pode ultrapassar). O tronco é cilíndrico, com casca cinza esverdeada recoberto de espinhos com 3 a 5,5 cm de comprimento.
Possui artículos delgados (Ramos modificados) de tonalidade verde brilhante. À medida que crescem eles vão modificando a estrutura e dão origem a um caule robusto.

Em condições favoráveis o seu crescimento é bastante rápido. A floração surge depois do cacto atingir a maturidade. As flores despontam nas bordas dos artículos e exibem uma linda tonalidade amarela brilhante. Os frutos que se seguem são comestíveis e nutricionalmente ricos. Têm formato globoso ou oblongo e podem medir de 2 a 6 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de largura.
Recomenda-se o uso de luvas no seu manuseio e limpeza porque o fruto é recoberto de espinhos finos, quase impercetíveis mas muito incomodativos. Estes removem-se com ajuda de uma escova de cerdas duras ou passam-se rapidamente pelo fogo.
Dentro da espécie temos variedades com frutos amarelos, vermelhos, roxos ou rubra, estes últimos quase não tem espinhos.  

Cuidados com o cacto pé de mamão (Brasiliopuntia brasiliensis)


Condições de cultivo favoráveis: No seu habitat natural o Brasiliopuntia brasiliensis cresce em clima quente e em sol pleno, mas têm a capacidade de se adaptar a diversos ambientes, desde que receba luminosidade suficiente. A temperatura ideal de crescimento situa-se entre os 19º e os 35º, contudo resiste a temperaturas mais baixas, suportando invernos frios, com  temperaturas abaixo de 0º, desde que não seja exposto a geadas prolongadas.
O solo deve ter uma excelente capacidade de drenagem, com características arenosas, pH ligeiramente alcalino e rico em matéria orgânica.

Rega do Brasiliopuntia brasiliensis: O Brasiliopuntia brasiliensis é muito tolerante à seca, não necessita de muita água para sobreviver. À semelhança de outras suculentas, evite o encharcamento, o ideal é deixar secar o substrato entre as regas. As plantas jovens são as que requerem mais atenção, as adultas sobrevivem largos períodos sem água. 

Poda do Brasiliopuntia brasiliensis: Convém remover partes danificadas ou secas. A poda condutora não é essencial, mas pode favorecer um crescimento uniforme favorável à distribuição e apanha dos frutos. Eliminar os ramos basais ao longo do troco e os que se dirigem ao centro da copa é uma prática comum, possibilita dar uma forma estética de arvoreta à planta, proporciona uma melhor aeração e facilita a manutenção. 

Multiplicação do Brasiliopuntia brasiliensis: Propaga-se por estaquia dos artículos. Depois de cortar a secção pretendida deixa-se cicatrizar por um ou dois dias (conforme as condições climatéricas), de modo a cicatrizar os tecidos e impedir a entrada de microrganismos nocivos. 
Planta-se num substrato leve com características porosas. É conveniente deixar o vaso em local meio sombreado por alguns dias até a planta se restabelecer.
Também é possível obter novas mudas através da sementeira, porém o processo é mais lento, geralmente a germinação demora uma média de 40 a 60 dias.
As mudas reproduzidas por estaca podem frutificar após 2 a 3 anos, já as mudas obtidas por semente frutificam após 5 a 6 anos.

1 comentário: