Nematodo do pessegueiro

Pragas do pessegueiro
Os nematodos do pessegueiro assumem uma grande importância entre as doenças que afetam produtividade dos pessegueiros, pelo facto de causarem grandes prejuízos à planta.
Estes nematodos comprometem a raiz da árvore, prejudicam a absorção dos nutrientes e com o tempo afetam a morfologia do pessegueiro.
Entre as fruteira de caroço o pessegueiro é o mais afetado.
Em conjunto com outros factores estes nematodos causam a morte da planta.
As plantas afetadas apresentam sinais de enfraquecimento e engrossamento dos galhos do pessegueiro, dá-se um desfolhamento precoce seguido de um declínio prematuro, levando ocasionalmente à morte da planta. Estes sinais são mais evidentes em condições de seca.

Ciclo de vida dos nematodos


Os nematodos que atacam o pessegueiro, numa fase inicial penetram na raiz. Posteriormente os machos adultos abandonam a zona radicular, as fêmeas, permanecem no interior das raízes até ao final do seu ciclo de vida, levando a formação de galhas.
Temperaturas acima dos 35º ou abaixo dos 20º podem afetar o desenvolvimento destes nematodos assim como condições de seca estrema ou situações de encharcamento. Geralmente os solos arenosos são mais propícios a este tipo de ataque.

Prevenção e controle dos nematodos


Ao comprar as plantas deve recorrer às certificadas  de modo a evitar contaminar o solo e as plantas existentes.
A rotação de cultura no pré plantio é um dos procedimento mais importante ao controle dos nematodos além de melhorar a estrutura do solo.
Deve-se fazer aplicação de calcário antes da plantação, corrigindo o pH para 6,5.
A poda deve ser efetuada tardiamente, próxima à floração.
O controle químico passa pela aplicação  de nematicida , deve-se no entanto ter em atenção que se trata de um meio agressivo para o meio ambiente e saúde humana, além de não ser totalmente eficaz.
O uso de plantas antagônicas como o cravo túnico entre outros, também pode ser uma alternativa mais ecológica.
A limpeza das ferramentas e máquinas agrícolas antes da execução de qualquer trabalho é fundamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário