5.25.2016

Cultivo e sementeira da ervilha

Cultivo e tratos culturais da ervilha

A ervilha (pisum sativum)faz parte da alimentação dos Europeus desde a idade da pedra. Frescas ou congeladas são uma boa fonte de vitamina A, C, B6, oligoelementos, proteínas e sais minerais.
Consegue-se obter ervilhas desde a primavera ao Outono, consoante a variedade. Deve contudo ter alguns cuidados especiais, já que a ervilha está classificada como um dos vegetais mais delicados.
Existem dois tipos de ervilhas a ervilha torta conhecida como ervilha de cortar, em que é consumida tanto a vagem como o grão e a ervilha de grão conhecida também por ervilha de debulhar em que apenas o grão é consumido, já que a vagem é muito dura.

Sementeira e cultivo da ervilha


A temperatura ideal para o cultivo da ervilha situa-se entre os 13 e os 18º. Na fase de florescimento a ervilheira não tolera geada nem temperaturas superiores a 30º.
A sementeira realizada no inicio da primavera é a mais aconselhada, porém pode começar a sementeira desta leguminosa no Outono. Tenha atenção, ervilhas semeadas em solo húmido e frio tendem a apodrecer.
Se pretende obter colheitas continuas faça sementeiras intercaladas de duas semanas.
Por norma a ervilha é semeada directamente na terra, contudo em zonas de clima mais frio poderão ser semeadas em pequenos blocos para posterior plantação no exterior.
A ervilha pode ser semeada em linha com a distancia de 50 centimetros, a uma profundidade de 2 a 4 cm e 8 cm entre plantas.

Solo e adubação


A ervilha dá-se bem em solos profundos, com boa drenagem, férteis e com o pH à volta dos 6,5. Antes da sementeira incorpore um estrume bem curtido. Se optar pela adubação química, escolha um adubo com pouco nitrogénio, porque esta leguminosa têm a capacidade de fixar azoto no solo que retira da atmosfera (graças à acção dos rizóbios), o que também faz da ervilheira uma excelente planta para a adubação em verde.

Tratos culturais da ervilheira


Mantenha o solo limpo de ervas daninhas.
Regue generosamente a ervilheira, da floração à colheita, sem cometer exagero, sob risco de estimular o ataque de fungos. Para conservar a humidade coloque palha ou restos de relva do jardim sobre a terra. Faça o tutoramento da ervilha, a fim de evitar os danos causados pelo contacto da terra com a vagem.

Pragas e doenças 


Cubra as ervilheiras com uma rede fina de forma a proteger dos pássaros.
Tenha atenção às lesmas e caracóis, que podem dizimar toda a cultura. Sugiro que leia: lesmas e caracóis como se livrar deles

Colheita das ervilhas


Efectue a colheita da ervilha enquanto tenra com regularidade, este procedimento estimula o desenvolvimento da planta e permite maior produção. Este processo assim como outros aqui referenciados só são funcionais em pequenas hortas e alguns baseiam-se na minha própria experiencia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...