2.07.2014

Lesmas e caracóis, como se livrar deles

Como combater as lesmas e os cararacois

Os caracóis e as lesmas são uma grande dor de cabeça para os amantes de jardinagem, da noite para o dia dizimam uma plantação.

Os  lugares mais húmidos  e sombrios são normalmente a escolha destes moluscos que também são vistos em dias nebuloso e chuvosos durante o dia. São hermafroditas, ou seja têm os dois órgãos reprodutores. Chegam a pôr mais de 400 ovos por ano. Os caracóis podem viver até 12 anos e as lesmas só alcançam os dois anos.

Alimentam-se principalmente durante a noite, os seus estragos podem ser parciais ou totais, levando mesmo à morte da planta.

Controlar esta praga com produtos químicos, é a forma mais fácil e eficaz, mas nem sempre é a escolha de eleição por não ser amiga do meio ambiente.
Erradicar por completo a praga é difícil , mas é possível reduzi-la significativamente com algumas medidas

Como controlar lesmas e caracóis


Apanha manual

A apanha manual consiste em apanhar manualmente as lesmas e caracóis, os quais poderão ser destruídos ou servirem de alimento ás galinhas. No caso dos caracóis ou poderão ser utilizados como um delicioso petisco, isto claro de estiverem isentos de agrotóxicos.
Para esta operação a utilização de iscas atractivas pode acelerar a colecta.
Embeber 1 pano em leite ou cerveja e dispo-lo ao anoitecer junto ao local pretendido, preferencialmente junto ás plantas e na manha seguinte recolhem-se as lesmas e os caracóis.

Aplicar barreiras naturais para caracóis e lesmas

Coloque à volta da planta cinza de madeira, cascas de ovo trituradas ou cal. Estes materiais provocam irritação ou desidratação  nas lesmas e caracóis. Porém esta técnica deve ser repetida todas as semanas e em caso de chuvas as cinzas e a cal não são muito viáveis. A cal deve ser usada com moderação, pode desequilibrar o pH do solo.

Armadilhas naturais para caracóis e lesmas

Enterrar um recipiente ao nível da terra e enche-lo com cerveja.As lesmas e os caracóis são atraídos pelo odor da cerveja, caiem no recipiente e morrem afogados. Verificar regularmente estas armadilhas e caso seja necessário acrescentar mais cerveja.

Colocar vasos de cerâmica invertidos na horta

As lesmas e os caracóis tendem a procurar abrigo em locais sombrios.
Um vaso ou outro tipo de objecto semelhante invertido na horta e ligeiramente inclinado tende a ser uma armadilha perfeita. Deve ter o cuidado de o inspeccionar todos os dias e retirar os moluscos manualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário