Cuidado com as flores tóxicas

Cuidado com as flores tóxicas e venenosas

Existem flores de todo o tipo, as comestíveis que embelezam e enriquecem os nossos pratos, as que alegram os nossos jardins e as que não deviam nem estar perto. Existem um grande sem numero de flores que apresentam características tóxicas que podem inclusive levar à morte, algumas são tão poderosas que até mesmo o contacto pode provocar danos sérios. Se têm crianças em casa, vale repensar nas flores que pretende adquirir.

10 flores belas potencialmente tóxicas


1 Antúrio (Anthurium). Esta planta quando em contacto com a boca pode provocar inchaço e inflamação da boca e lábios, dificuldade de deglutição, poderá inclusive afetar a voz provocando rouquidão.

2 Glória da manhã (Ipomeoea tricolor) É uma trepadeira herbácea de características invasoras, com flores em forma de funil que se abrem pela manhã e se fecham antes do inicio da noite. A planta apresenta uns pequenos pelos que podem provocar irritações nas parte mais sensíveis da pele e as sementes contém substancias psicoativas que criam reações adversas quando ingeridas.

3 Jarros(Zantedeschia aethiopica) ou boca de jarro, Lírio do Nilo e copo de leite . Todas as partes da planta são tóxicas e perigosas, porém as raízes são as mais tóxicas. Os sintomas apresentam-se como vómitos, diarreia, ardor e inchaço na língua, boca e garganta que poderão dificultar a passagem de ar. O contacto com a seiva também pode ocasionar irritações na pele mais sensível.

4 Maravilhas (Mirabilis jalapa) ou Belas Noites, Boas Noites, Beijos de Frade. É uma planta ornamental que apresentam uma grande variedade de cores, sendo a rosa forte a mais comum. O seu uso deve ser evitado, principalmente as raízes e as sementes. O contacto com a pele pode causar irritações cutâneas e quando ingerida pode provocar diarreias, náuseas e fortes dores de estômago.

5 Loendro (Nerium oleander) ou cevadilha. O aloendro é uma das plantas ornamentais mais cultivas em Portugal, é frequentemente encontrado nas divisórias das auto estradas,  nos parques e jardins públicos, apesar de ser um arbusto extremamente tóxico. Toda a planta é extremamente venenosa, quando ingerida basta uma folha para matar um homem. O contacto com a derme pode causar irritações cutâneas nas peles sensíveis. Os sintomas de toxidade após a ingestão: irritação da boca, náuseas, vômitos e dores abdominais, seguidas de pulsação fraca, dores de cabeça, confusão mental, vertigens, sonolência, falta de ar, coma e morte.

6 Lírio do vale (Convallaria majalis) ou campainhas, Flor de maio,  Muguet, Muguete, Cirio de nossa Senhora, Convalária. É uma planta ornamental  que simboliza prosperidade e felicidade. É oferecida no dia das mães em alguns países como a França, embora apresente características tóxicas. Em pequenas quantidades não provoca muitos danos. mas à medida que a dose aumenta os sintomas vão-se manifestando com náuseas, cólicas, podendo até levar ao aumento do ritmo cardíaco.

7 Acónitos (Aconitum napellus) ou Mata Lobos e Rainhados Venenos. É uma planta muito tóxica da família das ranunculaceaea, sendo que todas as suas variedades são venenosas. Na idade média o veneno do acónito foi usado em flechas pelos arqueiros. Os sintomas de envenenamento por esta planta são falta de ar, salivação exagerada, tremores e aumento do ritmo cardíaco. 10 gr da raiz desta planta são suficientes para matar um ser humano. O acónito deve ser manuseado com luvas, já que ele pode igualmente provocar sintomas pelo toque.

8 Campainha (Digitalis purpurea) ou dedaleira. Esta planta têm princípios ativos importantes para a medicina, mas para quem não sabe usá-la ela torna-se muito perigosa. As suas flores quando ingeridas tornam-se tóxicas e levam a problemas cardíacos, contrações estomacais, náuseas e vómitos.

9 Trombeta de anjo (Brugmansia suaveolens). Apenas o nome é angelical, esta planta é muito perigosa e pode levar a sintomas de paralisia dos músculos, taquicardia, confusão visual e auditiva, dilatação das pupilas e morte.

10 Rododendro (Rododendrum) nos quais estão incluídos as azáleas. Toda a planta é tóxica e pode levar a sintomas de vómitos prolongados, arritmias cardíacas, dores de cabeça, falta de coordenação, convulsões e em casos mais graves a morte. (Saiba mais sobre a azálea)

Algumas destas flores são utilizadas em medicamentos homeopáticos, porém em doses controladas sob o risco de criar feitos nefastos (A diferença entre o remédio e o veneno é a dose).

Sem comentários:

Enviar um comentário