Abacaxi Roxo - Tradescantia spathacea

Cultivo do Abacaxi Roxo - Tradescantia spathacea

A Tradescantia spathacea é uma planta perene de folhagem ornamental que pertence à família commelinaceae. No modo popular é conhecido pelo nome de abacaxi roxo, apesar de não produzir abacaxi e nem pertencer à mesma família. Por vezes são chamadas de suculentas pelo facto de conterem o caule suculento e macio que acumula água.
Apresenta-se como uma pequena planta, com um porte de 30 a 40 centímetros de altura. Forma rosetas densas e simétricas, semelhantes às bromélias. As folhas são pontiagudas alongadas lanceoladas de tonalidades verdes na parte superior e arroxeadas na parte inferior. Exite também a espécie tricolor, conhecida popularmente por Rhoeo, ela exibe listras verdes, brancas e arroxeadas.
Ganha especial destaque quando combinada com outras plantas que contrastam com os seus tons. O seu cultivo é muito fácil, dá-se em vasos, floreiras e canteiros. É uma planta rustica de rápido crescimento que chega a ser considerada invasora no seu local de origem (América Central e América do Norte), pela sua grande facilidade de propagação.

Cuidados a ter com a Tradescantia spathacea


 Luz: Pode ser cultivada em diferentes condições de luminosidade, sol pleno ou luz difusa, contudo o sol direto nas alturas de maior calor pode queimar as folhas. As cores da planta são realçadas pela luz solar.

Temperatura: A planta aprecia temperaturas amenas situadas entre os 16 e os 21ºC, mas tolera outras temperaturas, desde que não sejam inferiores a 7ºC.

 Regas: A rega deve ser moderada, mas com o cuidado de manter o solo ligeiramente húmido, porém sem encharcamento. Na fase de maior calor borrife as folhas com água. No inverno requer menos rega.

 Solo:  Aprecia solos ricos em matéria orgânica, com boa drenagem. Se a terra de plantio for demasiado argilosa, convém misturar alguma areia.

 Fertilização: O abacaxi roxo não é muito exigente em relação à adubação. Porém poderá ser-lhe fornecido um adubo liquido a cada 25 a 30 dias, durante a fase de crescimento.

 Poda: A planta requer uma poda de limpeza e de controle. Retiram-se folhas e ramos secos ou doentes e cortam-se os excessos de modo a manter o crescimento da planta sob controle.

 Cuidados: A planta é considerada toxica, pode causar irritações na pele. É recomendado o uso de luvas durante o seu manuseio.

➢ Multiplicação: Propaga-se pela separação dos rebentos laterais que surgem à volta do caule, por estacas e por sementeira.

➢ Floração: As flores surgem na Primavera e no Verão. As suas inflorescências são discretas com flores pequenas e delicadas de tonalidades brancas ou lilases. Surgem na base das folhas e não apresentam grande importância ornamental.

CuriosidadesAs Tradescantia são plantas bioindicadoras biológicas de possíveis riscos à saúde humana, ou seja elas refletem o estado biótico ou abiótico da área ambiental que as circunda.

 Nomes populares:  Tradescantia spathacea, abacaxi roxo, Moisés no berço, espada de iansã.

Foto: Vikimedia Communs

Sem comentários:

Enviar um comentário