Como usar o bicarbonato de sódio nas suas plantas

Bicarbonato na horta e no jardim

O Bicarbonato é um composto químico que se apresenta na forma cristalizada. Este pó branco é classificado como um sal e destaca-se pela ação fungicida e bactericida que lhe permitem ter várias utilidades em diversas áreas. É largamente conhecido pelas suas aplicações na cozinha, ajuda nas lides domésticas, tem propriedades reconhecidas na área da saúde e da beleza, e é também muito útil na horta e no jardim. É isso mesmo, o bicarbonato de sódio pode ser um excelente aliado da jardinagem, é um excelente controlador de pragas e de doenças como o míldio e o oídio.

Utilização do bicarbonato de sódio na horta e no jardim


O bicarbonato de sódio é utilizado na preparação artesanal de produtos fitossanitários que podem ser utilizados em agricultura biológica. Verifica-se eficaz no no tratamento de várias pragas e doenças das plantas. As soluções que vem indicadas a seguir devem ser usadas de imediato, já que os princípios ativos do bicarbonato de sódio perdem a ação de um dia para o outro. É recomendado o uso de água da chuva ou mineral, dado que a água da torneira contém cloro e pode alterar a ação do produto. Por ultimo, convém referenciar que quando o bicarbonato é usado incorretamente, em doses inadequadas ou mal diluído, pode provocar queimaduras foliares.

Fungicida natural de bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio funciona como um fungicida natural capaz de inibir o crescimento dos fungos e de bloquear a produção de esporos. Este aumenta o pH na superfície das folhas e dos caules, criando assim um ambiente improprio à proliferação de fungos. Tem ação nos seguintes cenários: bolor cinzento, podridão na base do caule das plantas, oídio, pinta preta e míldio.

Dissolva 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 5 litros de água.
Pulverize as plantas com esta solução, com o cuidado de molhar todas as partes. É recomendada a aplicação desta mistura em dias nublados ou no fim da tarde.

Inseticida de bicarbonato de sódio


Este inseticida natural pode ser usado em plantas de exterior ou de interior e é indicado em vários tipos de pragas como: pulgões, aranhiço vermelho e lagartas.

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de detergente da louça
1 colher de óleo vegetal
1 litro de água

Misture e agite bem todos os ingredientes. Coloque a solução num borrifador e pulverize as plantas por inteiro a cada 3 dias. A aplicação deste inseticida natural deve ser efetuada ao fim do dia.

Controlo de ervas com bicarbonato de sódio


O bicarbonato de sódio é um sal, que em determinadas concentrações queima as plantas e compromete a germinação das mesmas. Sendo assim a sua aplicação torna-se eficiente em pequenas áreas, que não sejam de cultivo.
Coloque bicarbonato de sódio nas ranhuras onde habitualmente nascem as ervas daninhas e repita a operação até que elas parem de rebentar. Esta ação é particularmente útil em locais de difícil controlo de ervas como é o caso de passeios, calçadas e pátios. Poderá igualmente fazer esta operação com um produto oposto: com vinagre (Usos do vinagre na horta e no jardim)

Controlo de lesmas com bicarbonato de sódio


Se tiver problemas de lesmas, basta colocar uma pitada de bicarbonato de sódio sobre elas e elas morrem instantaneamente. Contudo a sua aplicação requer algum cuidado e moderação, sob o risco de alterar em demasia o pH do solo e comprometer o desenvolvimento das plantas.

Outras utilidades do bicarbonato de sódio


3 comentários:

  1. Os meus tomates estão bons e, mesmo que não estivessem, decerto que nunca lhes meteria bicarbonato de sódio.... Livra!

    ResponderEliminar