Guia dos Cactos e das Suculentas

Como cuidar Cactos e Suculentas
Os cactos e as suculentas são plantas
ornamentais que facilmente tornam qualquer ambiente atraente. Exigem pouco e oferecem muito, são resistentes e que têm grande capacidade de absorver e armazenar água nas folhas, caules, troncos e raízes. Qualidades que permitem ser cultivadas até pelos que não possuem muito tempo livre.

No passado eram considerados vulgares e pouco interessantes, atualmente são altamente valorizados pelas variedade de cores, texturas e formas. São tão versáteis, que podem ser usadas nos mais diversos tipos de decoração.

Os cactos e suculentas permitem-nos alargar  a imaginação, com alguma criatividade podemos dar origem a arranjos incríveis. E é muito simples fazer estas misturas, basta juntar cores, texturas e formatos, colocá-los em qualquer tipo de contentor como: louça, vidro, terrários ou outro tipo de objetos e obtêm-se facilmente um arranjo espetacular.
No entanto, as suas diferentes variações às vezes exigem cuidados diferenciados e isso pode gerar alguma dúvida em quem deseja adquirir uma.

Como cultivar cactos e suculentas 


Luminosidade: A maioria das suculentas aprecia iluminação solar direta, pelos menos 6 horas diária. Dentro de casa, procure colocá-las em janelas ensolaradas ou outros locais onde elas possam receber o máximo de luz possível. Elas não vão sobreviver em locais sombrios como: casas de banho ou prateleiras internas, salvo algumas exceções como: Ripsális ou cato macarrão, hatiora, dama da noite, entre outras.
Se a planta começar a mostrar sinais de estiolamento,  a crescer para cima de um modo desequilibrado e as folhas começarem a alongarem, significa que a suculenta está recebendo pouco sol.
Se optar por fazer a transição da sua suculenta para um local mais iluminado, faça-o gradualmente, de modo a prevenir eventuais queimaduras, e adapte-a lentamente às condições definitivas. Quando comprar uma suculenta, siga os mesmos procedimento.

Tolerância às temperaturas: A maioria das suculentas toleram bem o calor e o frio. Resistem melhor aos períodos de baixas temperaturas, se as mantivermos sem umidade. Devem ser protegidas geadas intensas e prolongadas

Escolha do vaso: É importante escolher vasos furados que permitam uma boa drenagem da água. Contudo se escolher recipientes sem furos: Coloque 2 a 3 cm de gravilha ou argila expandida no fundo do recipiente, cubra com um geotêxtil e disponha  o substrato por cima. Esta medida ajuda a proteger a base da planta do excesso de humidade, que pode levar ao apodrecimento das suas raízes. O tamanho do vaso é decisivo no tamanho da suculenta, ou seja ela vai crescer de acordo com o espaço que têm disponível. Em vasos pequenos as suculentas permanecerão pequenas, em vasos grandes conseguiremos plantas de maior porte.

Substrato: Os cactos e as suculentas são maioritariamente de origem desértica, apreciam solos leves, muito porosos e altamente drenáveis. A melhor maneira de conseguir condições parecidas é misturando areia no substrato, pode ser areia de construção lavada ou de rio, não deve ser usada areia vinda de praias do mar. 

Pedras sobre o vaso: Eu prefiro evitar colocar aquela camada de pedrisco sobre o substrato. Ela têm uma função meramente decorativa e atrapalha a verificação do nível de umidade do substrato. Apenas observando a aparência do solo, que adquire uma coloração mais clara e ressecada, dá para avaliar a necessidade de rega. Além disso, o peso do vaso é um excelente parâmetro para o efeito, quanto mais leve, mais seco estará o substrato em seu interior. 

Rega: Regue apenas as suas suculentas quando a terra se apresentar seca. Se usar prato debaixo do vaso, certifique-se que ele não acumule água. Esta é uma regra de ouro, geralmente o excesso de água é o principal fator associado ao fracasso do cultivo de suculentas. Ao contrário das outras plantas, quando as folhas das suculentas murcham indicam que ela está apodrecendo por excesso de água.
Evite molhar ou borrifar as folhas das suculentas com "pelinhos", porque pode provocar manchas ou mesmo necroses nas folhas.

Adubação:  Forneça um adubo indicado a plantas suculentas e faça-o apenas na Primavera e no Verão, uma vez por Mês. Adicione cálcio,  as plantas de sol forte necessitam de um maior aporte de cálcio, ele permite deixar os caules e as folhas das suculentas mais resistentes. Poderá encontrar este nutriente em abundancia na casca de ovo triturada (Uso da casca de ovo nas plantas).

Manutenção: As suculentas não necessitam de podas, porém convém sempre remover folhas secas, partes secas ou murchas, de modo a permitir um desenvolvimento vigoroso e saudável.

Multiplicação: A capacidade de sobrevivência destas plantas, verifica-se até no modo de propagação. Na natureza as folhas que caem da planta mãe caem no chão, ganham raízes e formam novas plantinhas. Em casa podemos adotar este mecanismo e dar origem a novas plantas de uma forma prática e econômica: (Como multiplicar as suculentas). Esta técnica não se aplica a cactos.

Qual a diferença entre cactos suculentas?


Um cato é uma suculenta, mas nem todas as suculentas são cactos.
As suculentas são plantas que se adaptaram a viver em condições extremas. A exposição a ambientes agrestes levou-as a desenvolverem mecanismos de sobrevivência como sistemas de redução da perda de água e a capacidade de armazenar grandes quantidades de água,  deste modo elas conseguem sobreviver a longos períodos de seca. Em condições extremas, elas são capazes de minimizar o gasto de energia, parrando o crescimento e ficando inativas.
Os cactos são um subgrupo dentro das suculentas, no seu habitat natural vivem em condições extremamente agreste, com uma grande discrepância de amplitudes térmicas que podem ir do -20º  aos 50ºC, estas condições obrigam-nos a aprimorar os mecanismos de sobrevivência. Eles possuem aréolas, pequenos orifícios salientes por onde nascem rebentos, espinhos e flores. Os espinhos protegem-nos dos predadores, reduzem a circulação de ar pela planta, permitindo reduzir a perda de água, amenizam a intensidade do sol e do frio noturno.

Curiosidades dos cactos e suculentas


Apesar de todas as facilidades de cultivo, há diferentes variações que exigem cuidados diferenciados. Todas as suculentas precisam de luz para crescerem saudáveis, mas nem todas se dão bem com a iluminação direta e sol pleno.
Os cactos e suculentas subdividem-se em dois grupos
Plantas do deserto: Gostam de sol direto e sobrevivem com pouca água
Plantas da floresta: Preferem sombra e alguma humidade atmosférica.

Os cactos e suculentas cultivados em condições inadequadas de temperatura ou água, são mais suscetíveis a desenvolverem doenças fúngicas como a ferrugem. o fungo penetra na pele da planta, agride os tecidos que acabam por ficar moles e a suculenta acaba por ficar preta. Nestas situações as partes pretas devem ser descartadas e as partes saudáveis devem ser replantadas num novo subtrato.

O nome cacto, deriva do grego que Káktos, que quer dizer planta espinhosa. 

1 comentário:

  1. Perfeito. Parabéns! Também criei um espaço para as suculentas aqui: http://historiofobia.blogspot.com/search/label/suculentas?m=1

    ResponderEliminar