Oleandro (Nerium oleander)

Cultivo do Oleandro (Nerium oleander)
O Oleandro (Nerium oleander), também conhecido por loendro, é uma planta que pertence à família Apocynaceae, sendo originária da Africa do Sul, do leste do Mediterrâneo e Sul de Asia. É um arbusto lenhoso perene de grande porte, que pode alcançar os 3 a 6 metros de altura.
Oferece flores exuberantes simples ou dobradas, com tonalidades que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosado. As suas folhas são estreitas e longas, fazendo lembrar a ponta de uma lança.

É pouco exigente e bastante resistente, é habitual encontrá-lo em locais poluídos e de baixa manutenção como: beiras de estradas, na faixa central de autoestradas e parques públicos.

Contudo há um grande senão, esta planta é linda mas perigosa, todas as suas partes são extremamente toxica para humanos e animais domésticos. Quando ingerida uma unica folha pode provocar fortes dores abdominais, sonolência, pulsação acelerada, falta de ar, diarreia, náuseas, coma e morte. Convém ser manuseado com luvas, a sua seiva em contacto com a pele pode provocar fortes irritações.

Cultivo do Oleandro


 Luz: O oleandro  aprecia lugares ensolarados e suporta perfeitamente os raios solares diretos. Em locais sombrios a planta tende a ficar mais debilitada e as flores são mais ténues.

 Temperatura- Prefere Suporta várias condições e tipos de clima, incluindo o ar marítimo. Embora o Oleandro suporte condições fortemente adversas, ele encontra a temperatura ideal entre os 15 e os 25º C. Pode ficar muito afetado ou até mesmo não sobreviver a temperaturas muito baixas (abaixo dos -5ºC). Caso a folhagem do seu Oleandro tenha sido queimada pela geada, execute uma poda de limpeza e ele voltará a rebentar, desde que a raiz se tenha mantido intacta.

 Regas: O Oleandro desenvolveu mecanismos para suportar condições hostis, inclusive a suportar longos períodos de seca, pode inclusive sobreviver um Verão inteiro sem ser regado. Apesar de resistir bem à falta de água, o oleandro agradece regas frequentes. No Verão, regue a cada 2 ou 3 dias, no Inverno regue a cada 15 a 30 dias caso não chova.

 Solo:  Dá-se em vários tipos de solos, mas atinge toda a sua beleza em solos férteis, que apresentem boa drenagem. Geralmente cultiva-se diretamente no solo, mas também se adapta ao cultivo em vasos e jardineiras, que podem ser colocados em terraços e varandas.

 Poda: Retire ramos e flores secas regularmente. Remova os ramos que se reproduzem vigorosamente e abra a copa de modo a dar forma e permitir a entrada de luz solar no interior da planta. Na Primavera suprima os rebentos que surgem na base da planta.

➢ Floração: A floração dá-se desde o final da Primavera até meados de Outono, com especial abundancia em Junho. Para florescer o Oleandro necessita de uma boa exposição solar.

➢ Aspetos sensíveis: Se as folhas do Oleandro caírem, poderá ser indicativo de falta de nutrientes. Caso seja necessário aplique um adubo equilibrado na água da rega a cada 2 semanas, de Março a Setembro.

Como multiplicar e propagar Oleandros


Propaga-se por estacas, ou por via da sementeira.
➢ Em meados do Verão, retire estacas semi lenhosas 15 a 20 cm de altura e coloque-as em água até surgirem as raízes. Plante em terra vegetal e regue abundantemente.
➢ A multiplicação por semente deve ser realizada na primavera, a uma temperatura de 18 a 20º. Coloque as sementes em recipientes com subtrato à base de turfa e cubra com vidro ou plástico transparente. Depois das novas plantas atingirem 6 a 8 cm de altura, transplante-as para vasos individuais.

Curiosidades sobre o Oleandro 


O Oleandro cresce espontaneamente em Portugal, principalmente nas margens dos rios. Pela sua resistência os Oleandros são usados em sebes fazendo o efeito de "paredes" contra o vento. Deste odo modo proteger terraços ou plantas mais sensíveis, conta os estragos do vento.

Como já foi referido o Oleandro é extremamente venenoso. Isso deve-se principalmente a dois compostos ativos presentes na planta, a oleandrina e a neriantina. Até mesmo as flores têm um aroma considerado toxico. Depois de manipular o seu Oleandro, lave bem as mãos. Geralmente as principais vitimas são as crianças, que tendem a meter tudo o que apanham à boca, o mesmo se aplica aos animais domésticos, principalmente aos filhotes.


Nomes populares: Oleandro, espirradeira, loendro, loandro, aloendro, alandro, loureiro rosa, adelfa, nério, flor de São José, cevadilha.

Foto Pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário