Espada de São Jorge - Sanseviéria


Espada de São Jorge - Sanseviéria
A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata“Laurentii”) é uma planta com origem na Africa, que pertence à família Asparagaceae. É conhecida como planta protetora e purificadora. Limpa e purifica o ar de vários poluentes e protege o ambiente que as circunda das energias negativas.

Ela é uma planta resistente que pode ser plantada em vasos, floreiras ou diretamente no jardim, sendo uma ótima escolha para os que não têm tempo ou paciência de cuidar as plantas. Com o tempo ela vai criando novos rebentos e alastrando, podendo até mesmo se tornar invasiva. O seu sucesso deve-se às suas folhas espessas e carnudas, que se assemelham a espadas, elas embelezam cantos e esquinas, além de criarem maravilhosos arranjos.

Como cuidar espada de São Jorge ou sanseviéria 


 Luz: A espada de São Jorge pode ser cultiva ao sol ou à meia sombra. Porem podem perder um pouco o contraste das cores em locais demasiado sombreados.

 Temperatura- As sanseviérias são bastante resistentes, adecuam-se a diferentes condições climáticas, contudo preferem o calor, sendo que a temperatura ótima situa-se entre os 18 e os 24º. Ressentem-se com temperaturas abaixo dos 10º.

 Regas: A água deve ser dirigida diretamente à superfície da terra, evitando molhar as folhas da planta. Procure regar apenas quando a terra se apresentar seca. No Inverno as regas devem ser reduzidas, principalmente em ambientes frios. Graças às suas folhas carnudas a sanseviéria pode resistir a longos períodos sem água.

 Transplante:  Quando o vaso se apresenta cheio de raízes, deve-se transplantar a planta, usando um substrato permeável e com o cuidado de não exceder as dimensões do vaso. A Sanseviéria é uma planta rustica, que se adapta a vários tipos de solo, desde que tenham boa drenagem, contudo preferem solos arenosos e ricos em matéria orgânica.

 Cuidados: Pode arrancar as folhas secas, amareladas ou manchadas. Remova o pó das folhas com pano seco, evite o uso de abrilhantadores.

 Pragas e doenças: A sanseviérica é uma planta resistente, porém em condições adversas poderá ser atacada por cochonilhas ou sofrer com a podridão. As cochonilhas manifestam-se como manchas algodoentas nas folhas e poderá eliminá-las passando um algodão embebido em álcool.

➢ Aspetos sensíveis: Geralmente o maior inimigo da sanseviéria é o excesso de água, manifesta-se com manchas castanhas, a murcha e o escurecimento das folhas.
A paragem do crescimento é outro dos sintomas e pode ser indicativo de raízes com demasiada água ou atmosfera fria e húmida.

 Floração: As suas inflorescências ocorrem geralmente no Verão, são longas em formato de espigas, sendo as suas flores brancas amareladas, perfumadas e pequenas.

Multiplicação da sanseviéria (Espada de São Jorge)


A sanseviéria multiplica-se facilmente em qualquer época do ano, pelas inúmeras mudas que rebentam junto à planta mãe.
Outra maneira muito usual, mas um pouco mais demorado é a multiplicação através de fragmentos da folha, ou seja corta-se um folha em vários pedaços transversais com 8 a 10 centímetros. Colocam-se na terra enterrando uns 2 centímetros, o único cuidado é colocar os fragmento na posição certa, ou seja, de baixo para cima. Ao fim de algumas semanas surgem as raízes e dão origem as novas plântulas, que surgem como plantinhas em miniatura, junto à base do fragmento. Poderá igualmente enraizar a folha inteira.

Curiosidades sobre a Espada de São Jorge


A sanseviéria é classificada como umas das plantas mais eficientes na purificação do ar, ela retira resíduos poluentes do ar como: benzeno, tricloroetileno, xileno, metanol (formol) e tolueno. Acrescenta ainda o facto de produzir oxigênio durante a noite. Leia mais em: As principais plantas purificadoras
Contudo apesar de toda a sua beleza e funcionalidade ela é uma planta toxica, recomenda que seja afastada de crianças e animais. Os principais sintomas de intoxicação manifestam-se por dificuldade de movimentos, respiração e salivação excessiva.

No mundo mistico acredita-se que a espada de São Jorge têm a capacidade de proteger e purificar os ambientes que a rodeiam, a faculdade de afastar a inveja, o mau olhado e trazer a prosperidade. É recomenda a sua colocação na frente das casas com o fim de afastar as energias negativas. Na frente das lojas atrai prosperidade, dinheiro e abundancia. Se procura plantas de fácil cultivo e que atraem a sorte, veja também: (Planta de jade - Crassula ovata)

As variedades de sanseviéria mais comuns 


Normalmente, no modo popular todas as especies de sansevieria costumam levar o nome de São Jorge, até porque as diferenças morfológicas são minimas, mas cada uma têm a sua designação. Por exemplo a sansevieria que se vê acima na foto é uma espada de Santa Barbara (S.trisfasciata Laurentii). Abaixo deixamos algumas características que as podem diferenciar.

➢ S.trisfasciata: Apresentam folhas espessas estreitas e comprida, com 30 a 60 cm. De cor verde escuro e jaspeadas de cinzento prateado.
➢ S.trisfasciata Laurentii: As folhas são semelhantes à anterior, porem acrescentam uma orla amarela. Na religião católica, esta planta está associada à proteção contra os raios, trovões e tempestades.
S. trifaciata Argentea: Folhas um pouco mais compridas que as precedentes com 40 a 60 centímetros. São espessas, estreitas, de cor cinzo prateado.
➢ Golden Hahnii: Pequena planta com folhas dispostas em roseta. As folhas apresentam banda central verde e laterais cremes.

.Nomes populares: Espada de São Jorge, Sanseviéria, Sansevérica,  Espada de Santa Barbara, espada de lansã, Palma de São Jorge, língua da sogra ou rabo de lagarto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário