Ripsális ou cacto macarrão

Ripsális ou cacto macarrão
Foto: https://www.flickr.com/photos/onihisho/
As Ripsális (Rhipsalis baccifera) pertencem à família das cactaceae. São originárias de zonas tropicais e podemos encontrá-las na América central e do Sul, Asia e Africa. São planta suculentas, epífitas , muito ramificadas, são constituídas por diversos ramos articulados cilíndricos ou achatados. Algumas plantas apresentam pequenos pelos, que lembam finos espinhos e que têm a finalidade de recolher humidade das gotas de orvalho.

É uma boa planta para ter dentro de casa, adapta-se bem às condições de interior e não exige grandes cuidados. Presta-se a várias decorações e e é uma das mais requisitadas em cestas pendente, jardineiras e jardins verticais, criando uma linda parede verde, baixa em manutenção.

Como cuidar o cacto macarrão (ripsális)


 Luz: Apreciam principalmente ambientes de meia sombra,quando exposto ao sol pleno ela amarelece e perde parte da beleza. No seu habitat natural o ripsális vive no meio da copa das árvores, onde recebe apenas luz filtrada.

 Temperatura-  Aprecia clima quente e húmido, mas tolera temperaturas mais baixas. Apesar do cacto macarrão ser uma planta suculenta oriunda de climas tropicais, ela adapta-se a outras condições, ela sobrevive facilmente noutro tipo de climas.

 Rega: A rega deve ser moderada, é sensível ao excesso de água, mas aprecia o substrato moderadamente húmido. Mas tal como acontece com outras suculentas, o ripsális aguenta vários dias sem água, ela possui o mesmo mecanismo de armazenamento de água nos caules.

 Solo: Apreciam solos leves com boa drenagem, o mesmo dos cactos e suculentas, ou seja, uma parte de subtrato rico em matéria orgânica e uma parte de areia fina. Também se adapta bem em substrato de orquídea. Pode igualmente ser cultiva numa placa de fibra de coco e receber os mesmos cuidados das epífitas.

➢ Cuidados: Os lindos e longos caules do ripsális são fáceis de cuidar e necessitam de pouca manutenção, apenas requerem uma poda de coreção e a eliminação de alguns de alguns ramos danificados.
O Ripsális deve ser pendurado ou colocado numa zona alta, esta suculenta têm tendencia pendente, com o tempo ela vai crescer e necessitar de espaço em altura.

➢ Multiplicação:  No final do Inverno e inicio da Primavera, corta-se uma estaca da ponta do ramo, com uns 15 a 20 centímetros. Coloca-se A propagação também resulta com estaca foliar, ou seja com o enraizamento de uma "folha", contudo o processo é mais demorado: (Como multiplicar as suculentas)

➢ Floração: Na Primavera e no Verão, as suas flores vão aparecendo ao longo dos ramos terminais e dão origem a pequenos frutos arredondados, brancos ou rosados. Geralmente na natureza são consumidos por pequenas aves.

➢ Nomes populares: Cacto macarrão, ripsális, cacto espaguete

Sem comentários:

Enviar um comentário