Ripsális - Rhipsalis baccifera

Ripsális ou cacto macarrão
Nome Científico: Rhipsalis baccifera
Família: Cactaceae
Género: Rhipsalis
Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens
Origem:  América do Sul e Central, Caribe e Florida. 
Ciclo de Vida: Perene
Nomes Populares: Ripsális, Cacto-macarrão, cacto esparguete.

Descrição: As Ripsális (Rhipsalis baccifera) pertencem à família das cactaceae. São planta suculentas, epífitas, no seu habitat natural crescem no tronco de grandes árvores.
São constituídas por diversos ramos articulados cilíndricos ou achatados. Algumas plantas apresentam pequenos pelos, que lembram finos espinhos e que têm a finalidade de recolher humidade das gotas de orvalho.

É uma boa planta para ter dentro de casa, adapta-se bem às condições de interior e não exige grandes cuidados. Presta-se a várias decorações e e é uma das plantas mais requisitadas para cestas pendente, jardineiras e jardins verticais, Cria lindas cascatas verdes com baixa manutenção.

Como cuidar o cacto macarrão (Rhipsalis baccifera)


 Luz: Apreciam principalmente ambientes de meia sombra, quando exposto ao sol pleno a planta amarelece e perde parte da beleza. No seu habitat natural o ripsális vive no meio da copa das árvores, onde recebe apenas luz filtrada.

 Temperatura-  Aprecia clima quente e húmido, mas tolera temperaturas mais baixas. Apesar do cacto macarrão ser uma planta suculenta oriunda de climas tropicais, ela adapta-se a outras condições, ela sobrevive facilmente noutro tipo de climas.

 Rega: A rega deve ser moderada, é sensível ao excesso de água, mas aprecia o substrato moderadamente húmido. Mas tal como acontece com outras suculentas, o ripsális aguenta vários dias sem água, ela possui o mesmo mecanismo de armazenamento de água nos caules.

 Solo: Apreciam solos leves com boa drenagem, o mesmo dos cactos e suculentas, ou seja, uma parte de substrato rico em matéria orgânica e uma parte de areia fina. (Como preparar terra para cactos e suculentas). Também se adapta bem em substrato de orquídea. Pode igualmente ser cultiva numa placa de fibra de coco e receber os mesmos cuidados das epífitas.

➢ Cuidados: Os lindos e longos caules do ripsális são fáceis de cuidar e necessitam de pouca manutenção, apenas requerem uma poda de correção e a eliminação de alguns de alguns ramos danificados.
O Ripsális deve ser pendurado ou colocado numa zona alta, esta suculenta têm tendência pendente, com o tempo ela vai crescer e necessitar de espaço em altura.

➢ Multiplicação:  No final do Inverno e inicio da Primavera, corta-se uma estaca da ponta do ramo, com uns 15 a 20 centímetros. Coloca-se A propagação também resulta com estaca foliar, ou seja com o enraizamento de uma "folha", contudo o processo é mais demorado: (Como multiplicar as suculentas)

➢ Floração: Na Primavera e no Verão, as suas flores vão aparecendo ao longo dos ramos terminais e dão origem a pequenos frutos arredondados, brancos ou rosados. Geralmente na natureza são consumidos por pequenas aves.

2 comentários: