Clorofito - Chlorophytum comosum

Como cuidar o Clorofito - Chlorophytum comosum
O clorofito (Chlorophytum comosum), também conhecido por planta aranha, é originário da Africa do Sul e pertence à família das Liliaceae. É uma planta herbácea de pequeno porte bastante rustica, que cresce depressa e é muito duradoura.

Nem sempre lhe é dado o devido valor, ela é tão resistente e fácil de propagar  que chega a a ser a ser considerada banal, contudo quando bem tratada ela apresenta uma beleza unica e no jardim compõe maciços de um modo espetacular.

A espécie tipica é verde, porém as variedades variegadas (Chlorophytum comosum "Variegatum") são as mais populares. As folhas apresentam-se em forma de roseta, são longas com aproximadamente 30 centímetros de comprimento.

As flores são brancas e pequenas, têm pouca importância ornamental. Surgem ao longo das inflorescências, juntamente com pequenos rebentos, que podem ser separados da planta mãe e mudados para outro vaso.

Como cuidar a planta Clorofito


Condições favoráveis ao crescimento do clorofito: A planta adapta-se a varias condições, tanto pode ser plantada em sol pleno, como em meia sombra, embora apresente folhagem mais bonita e intensa em ambientes de sombra leve. Em locais de solo intenso as pontas das folhas queimam-se facilmente. Podem viver dentro de casa, seja perto de janelas ou em recantos mais sombrios. Tolera uma ampla gama de temperaturas, mas não suporta a geada.

Rega do clorofito:  deve ser regular na Primavera e no Verão, reduzindo-se a frequência no Outono e Inverno. O composto deve-se apresentar sempre alguma humidade, porém sem encharcar, embora a planta tolere a seca ocasional. A secura incita a aparição de mais inflorescências. Pulverize-a de vez em quando com água à temperatura ambiente.

Multiplicação do clorofito: O clorofito reproduz-se de uma forma excelente. A propagação pode ser feita por divisão de tufo, ou pela separação das pequenas plantas que surgem na inflorescência, mal tocam na terra, lançam imediatamente as raízes.

Cuidados com a clorofito: Certifique-se que o fundo do vaso seja bem drenado e permita deixar sair a água em excesso. De duas em duas semanas forneça um adubo adequado a plantas de folhagem, diluído na água de rega. Remova as folhas secas ou envelhecidas.

Transplante do clorofito: A mudança de vaso deve realizar-se quando as raízes carnudas da planta começam a sair pelos orifícios do vaso. Escolha um composto comum, rico em matéria orgânica.

Usos do clorofito: É usada em maciços, bordaduras, vasos, floreiras e principalmente em cestos pendentes e jardins verticais. Também pode ser usada como forração, porém não suporta o calcamento.

Curiosidades sobre o Clorofito


A NAZA realizou um estudo sobre diversas plantas, com a finalidade de descobrir a sua capacidade em absorver poluentes e purificar o ar, a clorofito entro no grupo das 10 mais capacitadas, absorvem especialmente monóxido de carbono. Conheça as outras: 10 plantas para purificar o ar de casa

Nomes populares: Planta aranha, spider plant, clorofito, planta das fitas, gravatinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário