Senécio Azul

Senécio Azul - cuidadosO Senecio Azul (Senecio serpens) é uma planta suculenta, que pertence à família botânica Asteraceae. É uma planta perene, originária da Africa do Sul, com folhas carnudas com tonalidade azul acinzentada, com forma cilíndrica e linear.
No verão esta suculenta oferece-nos umas pequenas flores brancas amareladas, sem grande interesse ornamental.

O senécio azul é usado em floreiras, jardineiras, arranjos com rochas e na decoração de jardins. Ele valoriza os canteiros e bordaduras formando lindas combinações. 

Como cuidar o senécio azul


 Luz: Aprecia ambientes ensolarados, resiste ao sol direto. Deve receber pelos menos oito horas diárias de sol. A falta de luz provoca folhas enfraquecidas, mais finas,com tonalidade verde ao invés do azul acinzentado.

 Temperatura- É uma planta tolerante que sobrevive em vários tipos de clima, Tropical, Sub Tropical, Mediterrânico, Oceânico, Semi arrido. Contudo mostra fragilidade às geadas e a temperaturas abaixo dos 5ºC.

 Regas: O Senécio é uma planta muito resistente à seca, aprecia regas moderadas, com intervalos que permitam deixar secar a terra entre as irrigações. No Inverno as regas devem ser reduzidas.

 Solo: Requer solos com boa drenagem, ricos em matéria orgânica e misturados com areia. Os substratos indicados a suculentas são os ideais. É tolerante a solos pobres.

 Fertilização: A adubação deve ser realizada no inicio da primavera até ao Verão, com um adubo equilibrado, diluído numa percentagem de água superior à recomendada pelo fabricante. As aplicações devem ter intervalos de duas semanas.

 Multiplicação: A propagação realiza-se entre a Primavera e o Outono, pela plantação de estacas dos ramos superiores ou pelo enraizamento das folhas: (Multiplicação de suculentas).
Também é possível fazer a multiplicação por via de sementes, estas requerem humidade constante para germinarem e temperaturas rondando os 13ºC..

➢ Manutenção: É recomendo realizar uma poda no fim do Inverno ou inicio da Primavera. O objetivo é fortalecer a planta e dar-lhe novo vigor.

Curiosidades sobre o senécio azul


Na Madeira o senécio azul é chamado de bálsamo sagrado, esta denominação deve-se às suas virtudes curativas. Na medicina tradicional é usado sob a forma de infusão no vinho da madeira para combater a tuberculose e a anemia. No modo externo é usado tal como a aloé no tratamento de várias patologias da pele como: feridas, queimaduras, eczemas, entre outras. 

Nomes populares: Balsamo azul, balsamo de canudo, dedo azul, varas de giz azul, suculenta de bastão azul. 

8 comentários:

  1. O dizer que planta é muito boa não basta é preciso dar a informação como ela é utilizada com que e para que?josé Nogueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Nogueira é bom para fazer charope para qualquer tipo de tosse

      Eliminar
    2. Algumad gotas num copo de agua para a diarreia

      Eliminar
  2. Post sensacional e rico em informações. Ganhei uma muda e estava perdidinha. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Como posso ter uma muda?

    ResponderEliminar
  4. Eu uso o senécio para pingar nos olhos para tratar do pterigio.
    Minha avó e minha mãe há usavam e , de fato a membrana vai desaparecendo.

    ResponderEliminar
  5. O comentário do anterior é meu.

    ResponderEliminar