Cultivo da Zamioculcas zamiifolia

Cultivo da Zamioculcas zamiifolia
A Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia) é uma espécie exótica originária da Tanzânia na Africa, que pertence à família das Araceae, a mesma dos antúrios (Cultivo do antúrio) e dos copos de leite.

É uma planta que apresenta grande rusticidade, é rizomatosa e entouceirada com caule curto, que consegue sobreviver com poucos cuidados, pouca água e pouca luz.
Apresenta uma folhagem verde muito decorativa com brilho intenso, um aspeto peculiar que faz lembrar a beleza plástica.
A inflorescência das zamioculcas é branca a creme e lembra a flor do jarro, porém ela praticamente passa despercebida, pelo facto de ficar escondida no meio da folhagem.

Cuidados com a Zamioculcas


Condições de cultivo: Não deve ser exposta à luz solar direta, prefere locais de baixa luminosidade, seja em ambientes interiores ou exteriores.
É um planta que aprecia calor, sendo que a temperatura ideal se situa acima dos 25º, a planta sai do seu ambiente de conforto quando a temperatura desce abaixo dos 18º, não tolera a geada.

Rega: A irrigação deve ser espaçada, a zamioculca é capaz de sobreviver longos períodos sem água,  deixe a terra secar entre as irrigações. O caule dela reserva água e serve de reservatório em caso de necessidade, um mecanismo semelhante ao das suculentas. O acumulo de água deve ser evitado, porque pode levar ao amarelecimento das folhas, apodrecimento da raiz e consequentemente à perda da planta.  Na duvida mais vale pecar pela falta do que pelo excesso.

Transplante: As zamioculcas apresentam um crescimento lento, não requerem transplantes vastos, regra geral só é necessário a cada 2 a 3 anos ou quando o raizame começa a pressionar o vaso. O substrato deve ser rico em matéria orgânica e ter obrigatoriamente uma boa drenagem. Poderá fazer a mistura com uma parte de terra comum, 1/2 parte de húmus de minhoca e 1/2 parte de areia, misture bem todos os elementos.
Recomenda-se que seja colocada num vaso com diâmetro 2 a 3 vezes maior que o seu raizame. É essencial colocar no fundo do vaso uma camada de material que facilite a drenagem, pode ser argila expandida, pedaços de isopor, cacos de barro, etc. Ajeite a planta no centro do vaso e aconchegue com o subtrato.

Cuidados: A zamioculca é uma planta robusta que quando cultivada nas condições ideais não exige grandes cuidados. Adube-a com um adubo equilibrado a cada 2 semanas ou com húmus de minhoca a cada 3 a 4 meses. Devido ao seu crescimento lento, a planta quase não necessita de podas, remova as folhas amarelas ou secas, de modo a manter a planta em boas condições sanitárias.

Reprodução da Zamioculca: Geralmente o modo mais comum e mais rápido de propagação é por divisão de touceiras, porem também é possível efetuá-la por sementeira, através das sementes produzidas na haste floral. Outro modo viável, porém bastante mais demorado é fazer a reprodução por estacas das folhas da planta, pode ser inteira ou apenas os fólios.
Escolha uma folha madura e com aspeto saudável, corte-a rente à base com uma tesoura ou faca bem afiada e coloque-a numa jara com água (mude-a regularmente), em ambiente protegido com luz indireta, até ela desenvolver raízes e depois plante-a num vaso.
Se optar pelos fólios, separe-os cuidadosamente da haste da folha principal e enterre menos de metade da pequena folha, numa mistura com uma parte de substrato de plantio e outra parte de areia. Regue as folhinhas e coloque-as na sombra em local protegido. Poderá agilizar o processo tapando o berçário com um plástico ou vidro transparente. Vá pulverizando o substrato de modo a manter uma ligeira humidade, mas sem encharcar. As novas mudas demorarão vários meses a surgir, mas se espreitas com cuidado abaixo da superfície do solo, verá pequenos rizomas em desenvolvimento.

Curiosidades sobre as Zamioculcas


Todas as partes das zamioculcas são venenosas, como tal não é recomendado mantê-la ao alcance das crianças e dos animais domésticos. É igualmente importante usar luvas durante o manuseamento da planta, a seiva da planta pode irritar a pele e as mucosas.

É conhecida popularmente com uma planta da sorte, está associada ao sucesso financeiro. Estas crenças levam-na a ser conhecida como árvore do dinheiro, uma denominação também associada a outras plantas como a planta de jade: (Conheça a planta de jade - Crassula ovata).

A zamioculcas pertence à família das Araceae, a mesma dos antúrios (Cultivo do antúrio) e dos copos de leite, porem a sua semelhança está associada a outra planta da uma família distinta (Zamiaceae), apelida de zâmia. Supõe-se que esta parecença esteja na origem do nome cientifico Zamioculcas.

Nomes populares: zâmia, brilhante, árvore do dinheiro, dólar, zz plant (inglês).

Sem comentários:

Enviar um comentário