Alworthia Black Gem

Cuidados com Alworthia Black Gem
Alworthia Black Gem é uma suculenta perene, que pertence à família Asphodelaceae, geralmente não ultrapassa os 15 cm de altura e 15 cm de largura.. Têm um crescimento particularmente rápido, cria compensações densas, formando moitas baixas. As folhas são carnudas e grossas, apresentam-se sob a forma triangular, sendo longas e cônicas, podem variar do tom verde intenso ao bronze, roxo ou vermelho.

A  Alworthia Black Gem é uma híbrido obtida pelo cruzamento de duas plantas, a Aloé speciosa e a Haworthia cymbiformis. Esta comunhão foi conseguida pelo homem, porque na natureza a hibridação entre estes dois gêneros é muito improvável.

Principais cuidados com a Alworthia Black Gem


Condições favoráveis: Aprecia situações ensolaradas, pelos menos 4 a 6 horas de sol por dia, porém o sol mais intenso pode queimar as suas folhas, sendo recomendada alguma proteção nos picos de maior calor. Uma boa exposição à luz, intensifica a tonalidade das folhas.
Adapta-se a vários climas, mas cresce melhor em ambientes quentes com temperaturas a rondar os 22 e os 35ºC. Contudo tolera temperaturas abaixo do 10ºC e próximas aos 40ºC.

Solo: Adapta-se a vários tipos de substratos, desde que apresentem uma boa drenagem e seque rapidamente. Sendo os substratos indicados a cactos e suculentas os mais recomendados.

Cuidados Com a Alworthia Black Gem: As regas devem ser realizadas apenas quando o substrato se apresente seco e reduzidas consideravelmente no Inverno. Ao regar, faça-o diretamente no solo, evitando molhar as folhas. Durante o Verão forneça um adubo indicado a cactos e suculentas e suspenda a fertilização durante o período frio, quando a planta está inativa.

Pragas e doenças: A Alworthia Black Gem apresenta alguma resistência à maioria das pragas e doenças, contudo é bastante apetecível aos caracóis e às lesmas, estes podem acabar com as folhas da suculenta em poucas horas. Veja aqui algumas sugestões par acabar com estes moluscos: (Lesmas e caracóis, como se livrar deles)

Multiplicação da Alworthia Black Gem


A planta propaga-se por meio das pequenas mudas que surgem à volta da planta mãe, sendo Março a melhor época para esta tarefa. O procedimento é simples, use uma faca afiada e corte o mais próximo possível da planta mãe, certificando-se que mantém algumas raízes. Plante a pequena suculenta num substrato adequado a cactos e suculentas, regue e mantenha o vaso num local abrigado, até ao vingamento da planta.
Outra opção é retirar toda a planta do vaso e delicadamente puxar os pequenos rebentos, geralmente já saem com uma pequena raiz.

1 comentário: