Cultivo da framboesa

Cultivo da framboesa
As frutas vermelhas têm conquistado cada vez mais relevância entre os consumidores, são deliciosas, ricas em propriedades e poucos calóricas. Uma boa descrição para a framboesa que têm vindo a ganhar espaço nas pequenas hortas familiares e culturas comerciais.

A framboeseira europeia (Rubus idaeus) encontra-se no estado selvagem nas regiões frias e húmidas dos matos localizados nas encostas dos montes na Escandinávia, prolongando-se pela Europa e Ásia Central.

Existe alguma confusão entre as framboeseiras (framboesa) e as silvas (amora), são duas frutas irmãs que pertencem ao gênero Rubus e à família Rosaceae. As suas flores possuem 5 pétalas e lembram uma rosa silvestre. A framboesa distingue-se da amora por apresentar um aspeto mais oco quando se separa da planta, enquanto a amora é maciça e suculenta. Quanto à coloração a framboesa poderá apresentar várias tonalidades que variam do vermelho, ao rosa e amarelo vivo.

Condições e cultivo da framboesa


As framboeseiras preferem solos ligeiramente ácidos com pH situado entre 6,0 e 6,7. O solo deve ter uma boa capacidade de retenção de água e ao mesmo tempo boa capacidade de drenagem, a planta não tolera o encharcamento. Pode desenvolver-se noutros tipos de solos desde que haja a correção necessária e seja administrada água e nutrientes necessários. Geralmente, nos solos com pH superior a 7,0 verifica-se a carência de ferro e manganês.

Apreciam climas frios e locais de alta altitude, o frio é essencial para estimular a floração da planta. Prefere uma boa exposição solar, mas suportam o sombriamento parcial, a exposição ao sol melhora a qualidade dos frutos e reduz a ocorrência das doenças provocadas por fungos. Convém plantar as framboeseiras em locais protegidos dos ventos fortes, estes danificam as varas da planta e atrapalham o movimento dos insetos polinizadores.

Como plantar framboesas


Geralmente os exemplares adquiridos em viveiros oferecem mais garantias de sanidade, contudo também é possível realizar pela pega de estacas.
A plantação deve ser realizada na estação da dormência.
Limpe o solo, areje a terra em profundidade e Incorpore estrume ou composto bem curtido.
É recomendado a plantação em linhas no sentido Norte/Sul, de modo a reduzir o sombreamento entre as plantas, sendo que as varas devem ficar a uma distancia aproximada a 45 cm e 1,80 entre linhas.
A planta deve ficar a uma profundidade de 7,5 cm de modo a facilitar novas rebentações.
Após o plantio regue abundantemente o pé da framboesa.
Se optar por fazer a plantação em vaso, certifique-se que este tenha acima de 30 cm de altura e de diâmetro. Plante apenas uma framboesa em cada vaso.

Poda da framboeseira


A poda é uma operação cultural de extrema importância, é essencial para a vitalidade da planta e obtenção de boas produções. Ela revigora a planta, permite um melhor arejamento e distribuição da luz solar. É executada consoante as variedades: remontantes ou não remontantes.

Remontantes: Designam-se por remontantes as que frutificam no ramo do ano e produzem mais vezes ao longo do ano. Começam a produzir frutos no primeiro ano, geralmente na parte superior da vara, no ano seguinte essa mesma vara volta a produzir na parte inferior. Neste caso a poda baseia-se no corte das extremidades das varas de primeiro ano que produziram frutos e na eliminação rente ao solo da vara após o segundo ano de frutificação.

Não remontantes: Florescem no ramo do ano anterior, produzem uma unica colheita ao ano, mas mais abundante. Emitem varas que não vão produzir fruto nesse ano mas sim no ano seguinte, sendo que depois de produzir essa vara não torna a fazê-lo satisfatoriamente. Neste caso a poda baseia-se na eliminação das varas que frutificaram nesse ano, poderá identificá-as pela cor castanha. Deixe apenas 6 a 8 ramos, escolha os mais vigorosos e bem verdes, são eles que garantem a produção do ano seguinte.

Além da poda de produção é também recomendada a poda de limpeza, que consiste na eliminação dos ramos envelhecidos, debeis ou secos. Cortar as varas que se desenvolvem fora da linha de plantação e executar um devaste quando a planta apresentar uma densidade de vegetação muito grande.

Cuidados da framboeseira


Um dos aspetos importantes no cultivo da framboesa é a rega, especialmente no Verão, quando as temperaturas são mais elevadas. As framboesas crescem melhor e produzem frutos de maior calibre e sabor em solos frescos. Regue com regularidade nas fases de maior calo, evitando molhar as varas, de modo a reduzir as ocorrências de doenças provocadas por fungos.

Ao longo de toda a época de crescimento elimine as ervas daninhas. Realize sachas com o cuidado de não danificar as raízes das framboeseiras.
Após a plantação aplique uma camada de mulching com aproximadamente 5 cm, mas fora do contato com as varas. O mulching consiste na aplicação de uma camada vegetal, que possibilita um control natural das ervas daninha, liberta matéria orgânica e conserva a humidade do solo.

A framboeseira cresce como trepadeira, é essencial realizar o tutoramento das varas, de modo a fixá-las e prevenir a sua inclinação devido ao excesso de peso, além de proteger o fruto das pragas do solo e das sujidades.

A framboesa tende a alastrar e invadir o solo circundante, espalhando-se para fora dos seus limites. Nas pequenas hortas poderá colocar um obstáculo que impeça a sua invasão, ou eliminá-las com a realização de sachas.

É necessária vigilância de modo a detectar possíveis ataques de afídeos, lagarta do escaravelho da framboesa. No Inverno realize um tratamento com calda oleosa.

Colheita da framboesa


Geralmente começa a produzir logo no primeiro ano, mas é ao 2 e ao 3º ano que começará a verificar melhores colheitas. Considera-se uma boa produção média, quando se alcança uma 7 a 10 Kg por cada 3 metros lineares de cultura.

A colheita exige muito cuidado de modo a não machucar o fruto, a framboesa é muito sensível  precisa de muito "carinho" na hora da apanha.
A frequência da colheita é determinante, minimiza a incidência das doenças e das pragas, além de dar menos oportunidade às aves.
A recolha é muito fácil, quando as framboesas estão maduras basta puxá-las ligeiramente e elas se soltam intactas. Quando o consumo não é imediato, não é recomendado a apanha dos frutos quando estes ainda se encontram húmidos.

Variedades de framboesas


Existem muitas variedades de framboesas, mas basicamente elas dividem-se em duas categorias: as remontantes (florescem várias vezes ao ano) e as não remontantes (florescem na Primavera).

Variedades Remontantes: Autumn Cygnet, Amira, Autumn Bliss, Heritage, Princess, Galant, Joan Squire, Ruby, Joan J, Summi, Erika, Polka, Porana Rosa, Fall Gold.

Variedades Não remontantes: Malling Gaia, Tulameen, Glen Moy, Malling Julia, Meeker, Glen Clova, Malling Leo, Glen Rosa, Glen Magna, Glen Lyon, Glen Ample, Glen Prosen, Chilliwack, Puyallup, Golden Queen (framboesa amarela).

A cultura de outros frutos silvestres 



Sem comentários:

Enviar um comentário