Cultura do morango

Cultura do morango ou morangueiro
Os morangos são dos frutos mais apreciados e desejados. Mas na verdade este fruto vermelho é um pseudocarpo ou seja um pseudofruto ou um falso fruto. Os verdadeiros frutos do morangueiro são os aquênios, os vários pontinhos escuros que se avistam no seu exterior.

O morangueiro é uma planta  perene, herbácea, de pequeno porte, que pertence ao gênero fragaria e família das Rosaceae. O morango comum, conhecido também por morango de jardim é o resultado do cruzamento entre o Fragaria chiloensis e a fragaria virginiana.

Apesar de serem dos frutos mais apetecíveis, os morangos estão entre os vegetais e frutos mais sujos, ou seja, contém maior concentração de vestígios de pesticidas e outros aditivos químicos, pelo que é recomendado o cultivo próprio, além da enorme diferença de sabor entre os morangos plantados em casa e dos comprados no supermercado.

Condições favoráveis ao cultivo dos morangos


Os morangueiros são uma cultura tipica de climas amenos, não sendo muito tolerante a temperaturas altas. Apreciam sol direto, pelo menos 5 a 6 horas diárias, esta é uma condição essencial ao bom desenvolvimento da planta, a uma boa floração, qualidade e doçura dos frutos. As melhores produções obtêm-se quando os dias ensolarados contrastam com noites frias, durante o período de frutificação. Resiste bem ao frio, a geada queima a flor, mas a planta só sofre se as temperaturas descerem abaixo de zero. Em regiões muito quentes é recomendado o sombreamento das plantas nos períodos mais quentes do dia.

Os morangueiros gostam de solos ricos em matéria orgânica, com pH situado entre os 5,3 e os 6,5, contudo também toleram pH entre os 5,0 e os 7,0. Adaptam-se à maioria dos contentores, podem ser plantados diretamente no solo, em vasos, jardineiras, tubos, paletes, jardins verticais e cestos suspensos. Quando cultivado em recipientes, é recomendada a a colocação de uma camada de material drenante no fundo do vaso.

Manutenção e dos morangueiros


Poda do morangueiro: A planta requer uma boa limpeza, remova periodicamente todas as folhas secas, amareladas ou danificadas. Esta prática permite um melhor arejamento das plantas e permite reduzir os riscos de podridão e de doenças fúngicas. Pode as primeiras flores ou frutos, de modo a permitir que a força da planta se dirija para a folhagem e raízes. Recolha regularmente os morangos maduros, quanto mais retiramos mais incentivamos a planta a produzir.
Os morangueiros produzem estolhos, que podem ser usados para a produção de novas plantas, contudo todos os que não sejam necessários devem se cortados, de modo a que a energia da planta não seja desviada em detrimento da produção de frutos.

Rega do morangueiro: A irrigação é uma condição essencial, nunca deve faltar, principalmente nos períodos de floração e frutificação. O morangueiro não tolera a seca, aprecia alguma humidade no solo, mas não tolera o encharcamento. A rega deve ser ser feita pela manhã, de modo a que a folhagem tenha tempo de secar antes da noite, deste modo reduzem-se as hipóteses da planta sofrer de doenças fúngicas.

Manutenção do solo: As ervas daninhas afetam o desenvolvimento da planta e a qualidade da colheita, manter  solo livre de infestantes é crucial para obter boas produções.
Remova as ervas à mão ou coloque uma camada de material vegetal à volta da planta, pode ser palha, casca de pinheiro, serradura, ou outro elementos que tenha à mão. Isto vai permitir manter a humidade do solo, afastar as infestantes e proteger os morangos do contato direto com o solo, mantendo-os em melhores condições sanitárias. Poderá trocar o material vegetal por plástico preto perfurado, ele também oferecem as mesmas funções, apesar de não acrescentar matéria orgânica ao solo e não permitir um equilíbrio tão perfeito das temperaturas do solo.

Colheita dos morangos: A apanha destes frutos é muito delicada, deve ser realizada para consumo imediato e não devem ser guardados por mais de 3 dias. O processo deve ser realizado pela manhã ou em dias frescos, os morangos colhidos pelo calor perdem qualidades mais rapidamente e duram menos tempo. Os morangos que se apresentem danificados, podres ou lesados devem ser removidos e retirados do morangal, de modo a não atraírem lesmas e caracóis ou outro tipo de pragas e doenças.

Rotação de cultura: O morangueiro é muito afetado pelos fungos do solo, pelo que é recomendada a rotação de culturas, de modo a minimizar as infestações. Na rotação de cultura não devem ser incluídas plantas como tomateiros, pimenteiros, berinjelas, batatas, beterrabas,  pelo facto de sofrerem doenças comuns. Em contra partida são recomendadas plantas como o milho, sorgo, brócolos, couve flor, repolho. Em terras afetadas são exigidos um minimo de três anos antes de voltar a plantar morangos.

Ciclo de produção do morangueiro: Os morangueiros são plantas perenes, porém eles produzem bem apenas nos primeiros 3 anos, sendo assim necessária a renovação do morangal.
➢ Primeiro ano de produção: o morangueiro produz bem, mas não atinge o maior rendimento.
➢ Segundo ano: a planta atinge a sua plenitude, a produção é abundante, os morangos atingem um bom tamanho e qualidade.
➢ Terceiro ano: as produções são boas mas os frutos são um pouco menores.
➢ Quarto ano: as produções são menores e os frutos são mais pequenos.

Como plantar morangueiros


Antes de plantar o morangueiro apare a raiz, de modo a não ultrapassar os 10 a 12 centímetros de comprimento, retire as folhas velhas e alguma flor que possa ter surgido. Se os seus morangueiros estão em vaso desfaça ligeiramente o torrão de terra. Enterre as raízes na totalidade, aconchegue bem a planta mas tenha o cuidado de não o enterrar a coroa, caso contrário ela pode apodrecer.
O distanciamento entre linhas deve respeitar os 25 a 35 cm ou 30 a 40 cm.

Também é possível propagar o morangueiro por via da sementeira, contudo não é o método mais recomendado, é demorado e as características da planta mãe não são garantidas. Poderá conseguir as sementes em lojas de agropecuária ou até mesmo em alguns supermercados. Outra maneira de conseguir as sementes, é retirando-as dos morangos maduros. A sementeira é feita em modo protegido entre Fevereiro e Março.

Época de plantar morangos em Portugal

Há dois tipos de morangueiros, os remontantes e os não remontantes.
Os remontantes: de dias longos, frutificam de Junho a Outubro, devem ser plantados Entre Janeiro e Março. Variedades: Diamante, Selva, Albion, Aroma, Irvina.
Os não remontantes: de dias curtos, produzem morangos de Abril a Junho e devem ser plantadas entre Outubro e Janeiro. Variedades: Comarosa, Ventana, Chandler, Kwesta, Carisma, Camarillo, S. Juan, El Capitan, El Dorado, Chiflon, Agoura e Candonga

Doenças e pragas dos morangueiros 


Lesmas e caracóis: Estes moluscos alimentam-se de diversos materiais vegetais em especial os mais carnudos, danificam os morangos e comprometem toda a colheita. Retire todos os detritos espalhados pelo chão, deste modo reduzirá possíveis habitats, evite o encharcamento e humidade excessiva. Leia mais sobre: (Lesmas e caracóis, como se livrar deles)

Antracnose: Conhecida popularmente por chocolate ou coração vermelho, esta é uma doença é provocada por várias espécies de Colletotrichum. Afeta as folhas do morangueiro que acabam por apresentar manchas necróticas de cor escura, mas também pode afetar o sistema radicular e os frutos. Os morangos afetados apresentam uma podridão seca, escurecem e mumificam.

Micosferela: Conhecida também por pinta da folha ou mancha da folha. É causada pelo fungo Mycosphaerella fragariae. Inicialmente manifesta-se por pequenas manchas arredondadas de coloração purpura, seguidamente essas manchas desenvolvem-se e adquirem tonalidades acastanhadas com centro acinzentado. Em ataques severos essas manchas podem juntar-se e afetar toda a folha, além de poderem infetar os pecíolos, cálices e frutos.
A doença é favorecida com alta humidade relativa, acima dos 80%. A melhor medida de controle da doença passa por proteger a planta da chuva, que pode ser realizada com estufins ou estufas. O controle químico deve ser realizado com a aplicação de um fungicida à base de cobre.

Oídio: Esta doença é causada pelo fungo Sphaerotheca macularis. Têm maior incidência nos climas húmidos e quente. Revela-se como manchas esbranquiçadas pulverulentas, que afeta folhas, estolões, flores e frutos. É facilmente controlada com um fungicida à base de enxofre.

Sem comentários:

Enviar um comentário