Criação de coelhos



Coelhos

O que deve saber para iniciar uma criação de coelhos

A criação de coelhos, é uma actividade de custo relativamente baixo. 
Para iniciar uma criação de coelhos, convém escolher um local afastado de outras criações para evitar a transmissão de doenças. Um local calmo, com poucos ruídos, porque o coelho entra em stress facilmente, o que pode provocar transtornos digestivos, circulatórios e respiratórios. Também convém evitar as correntes de ar não deixar a temperatura ultrapassar os 30 graus. A higiene é indispensável convém limpar várias vezes os alojamentos.

O coelho é um animal herbívoro, come a maioria do tipo de grãos, pastos e verduras. Em geral as folhas de verde-escuro são bem toleradas, devendo evitar-se as de folhas claras como exemplo a alface, que podem provocar problemas intestinais. É aconselhável deixar os pastos verdes murcharem  antes dar aos coelhos.

  Uma coelha inicia a reprodução aos 5 ou 6  meses e um macho por volta dos 6 ou 7 meses. As matrizes ou reprodutores que não alcançarem entre 3 kg a 3,5 kg, nas idades mencionadas, não são recomendáveis para reprodução. Após 10 a 15 dias do parto, deve-se fazer novamente uma cobrição.

A gestação em média é de 28 a 32 dias. A dois ou três dias do parto, colocar os ninhos nas gaiolas, com o cuidado de estarem secos e limpos, com alguma palha. No dia do parto, não faltar com a água e reduzir a alimentação para metade. Verificar diariamente os ninhos, para retirar algum láparo morto.
as crias saem do ninho por volta dos 21 dias, nesta altura já bebem água e comem ração e por volta dos 40 dias dá-se o desmame. 

Sem comentários:

Enviar um comentário