6.04.2013

Cultivo da cenoura


Cultivo da cenoura em pequenas hortas


A cenoura é  muito exigente relativamente à humidade, a seca provoca uma estrutura fibrosa no interior da raiz e dificulta a sua penetração no solo. Sua cor alaranjada revela o seu alto teor em betacaroteno, um anti oxidante que protege o organismo de várias doenças. Veja aqui: Os benefícios da cenoura

Para o desenvolvimento ideal das raízes a temperatura ideal deve variar entre os 15ºC e os 21ºC. Sendo que nas temperaturas inferiores a 15ºC as raízes ficam mais finas e compridas e em temperaturas superiores a 21ºC as raízes são mais grossas e curtas.

Factores adversos como o vento e sol forte podem ser prejudiciais secando a superfície do solo e criando uma crosta difícil de ser penetrada pela semente em germinação. Também a chuva excessiva pode ser prejudicial causando a compactação do solo.

 Preparação do solo para a cenoura 


A cenoura desenvolve-se melhor em solos ligeiramente arenosos, com boa drenagem, ligeiros e férteis. Gostam especialmente de locais bem ensolarados, apesar de também se darem em locais com alguma sombra.
É  fundamental, incorporar estrume bem curtido, remexer muito bem o solo, eliminar os torrões e pedras. Os canteiros devem ser feitos com enxada, trabalhando-se a terra em profundidade.

Sementeira da cenoura


Para as culturas mais precoces, é aconselhado semear-se em estufa.
Efectuar a sementeira da cenoura, de forma não protegida no inicio da primavera. Enterre a semente a uma profundidade de 1 cm, para que se realize uma boa germinação, é necessário manter a terra do canteiro húmida. A semente da cenoura é pequena e com pouca reserva nutricional, a sua germinação dá-se entre os 6 dias e os dezassete dias, dependendo da temperatura, germina entre os 8ºC e os 30ºC.
Optar por fazer linhas de sementeira, para facilitar a monda das ervas.

Cuidados posteriores


Os canteiros precisam de ser desbastados, de modo às plantas ficarem com 5cm. entre si. No decurso das sachas, amontoar ligeiramente as plantas, para evitar as extremidades verdes. Efectuar o arranque das cenouras da parte da tarde, para evitar o risco do ataque das moscas da raiz.

Dica para afastar a mosca da cenoura


Misturar algumas sementes de salsa com a semente da cenoura, ajuda a repelir a mosca pelo seu aroma.

Colheita e conservação da cenoura


Arrancar as cenouras à medida das necessidades. Com uma forquilha levantar as raízes, de forma a não as lesionar. Limpar a terra, ou lavá-las,  de modo a detectar as lesionadas. Colocar estas de parte e consumi-las em primeiro lugar. Guardar as sãs em caixas de areia ou de turfa, ligeiramente humedecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário