Meios naturais para controlar pragas

Meios naturais no controle de pragas

Poucas plantas se encontram a salvo das pragas, em poucos dias elas podem dizimar uma plantação. Veja aqui abaixo alguns truques caseiros para proteger a sua horta, sem recurso a químicos e sem prejudicar o ambiente.

Controlar pulgões, mosca branca e ácaros


Para manter os pulgões, a mosca branca e os ácaros afastados das nossas plantas, podemos recorrer a um insecticida biológico à base de cebola e alho.
Tritura-se um dente de alho com a pele, três cebolas com a pele, três malaguetas frescas e um copo de água fria. Deixa-se repousar esta mistura durante uma noite. No dia seguinte passa-se o preparado por um filtro, dilui-se em 4 litros de água e pulveriza-se as plantas afetadas.

Afastar as lagartas, repelindo as borboletas


Aplicar uma  infusão de boldonas fases de maior risco, repetir a operação de 2 em 2 dias.  Esta infusão têm a particularidade de afastar as borboletas, impedindo-as de fazer a postura dos ovos nas plantas. Quando o ataque de lagartas ocorre só em algumas plantas, pode optar pela catação manual das mesmas e dos ovos.

Eliminar caracóis e lesmas


As vitimas favoritas das lesmas e caracóis, são os rebentos tenros, as pequenas plantas e as folhas carnosas.
Para controlar estas pragas sem recorrer a pesticidas, polvilhamos no solo à volta da planta, cinza ou casca de ovo bastante triturada.
Poderemos também recorrer ao leite e à cerveja, que são substancias atrativas. Enchemos um recipiente baixo com um destes líquidos e coloca-se no solo perto das plantas. Os caracóis e as lesmas caem no seu interior e afogam-se. Saiba que o leite têm outas funções na horta, veja aqui quais: Leite de vaca no tratamento das plantas

Malaguetas para controlar os pulgões


Por norma os pulgões surgem em tempo seco e quente, por tal deve dar preferência a irrigação por aspersão.
Aplicar um preparado à base de malagueta. Colocar malaguetas num recipiente, cobri-las com álcool e deixá-las em repouso por 3 dias. Pulverizar as plantas com esta mistura, à razão de uma colher de sopa por litro de água. Deve esperar 12 dias para fazer a colheita, para minimizar o sabor da malagueta.

Folhas de tomateiro contra pulgões


As folhas do tomateiro têm um efeito insecticida que atua em várias pragas, incluindo estes insectos.
Ferver cerca de 200 gr de folhas de tomateiro  1/2 litro de água. Deixar arrefecer, coar e diluir em 2 litros de água. Pulverizar as plantas afetadas com esta solução. Veja aqui todos os pormenores: Calda inseticida de tomateiro

Eliminar as pragas do solo


Normalmente as pragas do solo atuam durante a noite, roendo raízes, caules e folhas das plantas mais jovens.
Para atrair as lagartas, deve enterrar pedaços de batata ou de cenouras entre as plantas. Para ser mais fácil reconhecer a localização, pode espetar estes pedaços com pauzinhos de espetadas. Depois estas pragas são recolhidas à mão.

Controlar os fungos


Os fungos surgem quando há um teor de humidade alto,associada a uma temperatura confortável.
É essencial uma boa drenagem, manter as plantas arejadas, revolver a terra de vez em quando e na hora de regar ter o cuidado de não encharcar.
Faça um litro de chá de camomila, deixe arrefecer e junte uma colher de sopa de vinagre. Borrife as plantas com esta solução.

Controlar as bichas cadela


Estes insectos causam alguns prejuízos mas também trazem benéficos à nossa horta, portanto não convém aplicar fitossanitários. As bichas cadela têm por hábito comer de noite e esconderem-se durante o dia. Devoram pétalas e flores.
Para as apanhar podemos colocar vasos cheios de palha invertidos, onde elas se vão esconder e assim serão facilmente apanhadas.

Controlar as lagartas


Picar uma cabeça de alho e uma cabeça de cebola com pele, misturar uma colher de pimenta e 1,8 litros de água. Levar esta mistura a ferver 20 minutos quando arrefecer tapar e guardar durante 6 semanas.
Depois filtra-se o preparado e dilui-se à razão de uma colher de sopa em 600 ml de água. Borrifam-se as plantas atacadas, com esta mistura.

Afastar formigas


Espalhar borras de café por cima dos formigueiros. As formigas não gostam do cheiro do café, nem da sua acidez. Seja persistente e ao fim de uma semana, a maioria das formigas já foram procurar outro lugar. Veja aqui mais dicas: 12 maneiras de afastar formigas sem pesticidas

Afastar gatos da horta


Estes nossos amigos não são pragas mas estragam as sementeiras, as plantações e os troncos das árvores novas. Para os afastar vamos espalhar cascas de laranja pelo terreno.

Sabão contra pulgões, lagartas cochonilhas e piolho


Cortar 100 gr de sabão em pedaços pequenos, leva-los ao lume com 1 litro de água, até dissolverem. Deixar arrefecer e pulverizar as plantas com esta mistura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário