Cultivo do alho

Cultivo e produção do alho
O alho Allium sativum é uma planta perene da família  Amarryllidaceae. Caracteriza-se por um bolbo aredondado com vários segmentos, apelidos de dentes de alho, envoltos por uma casca fina.

Existem no mercado  alhos de variedades brancas e roxas, de ciclos mais longos ou mais curtos, de vários tamanhos e intensidades de sabor.

O alho é muito difundido pelas cozinhas de todo o mundo e destaca-se pelas suas amplas propriedades medicinais, contudo o seu uso alarga-se a outros campos, ele pode ser usado como um pesticida natural contra várias pragas da horta: (Inseticida natural de cebola e alho)

Condições favoráveis ao desenvolvimento do alho


O alho apresenta uma boa adaptação a vários tipos de solos, mas prefere solos areno argilosos, leves, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem. O pH deve se situar entre os 6,2 e os  7.
A rotação de cultura é essencial para o bom resultado desta cultura.
A lua têm uma influencia importante no sucesso de uma boa produção: (A intervenção da lua na agricultura).
Requer uma boa exposição solar e exige algumas horas de sol direto.
O alho é uma planta de clima frio, resiste ao frio e às geadas, em temperaturas muito altas não apresentam uma boa produção. A melhor produtividade verificam-se quando a temperatura é amena na fase inicial, fria na fase de crescimento vegetativo e um pouco mais quente na fase do amadurecimento do bulbo.

Como plantar o alho


Cada dente de alho possui uma gema capaz de gerar uma nova planta, sendo assim o método mais usado na propagação.
Escolha os dentes maiores bem formados e inteiros, que apresentem boa sanidade. Plante-os a uma profundidade de 4  a 45 cm, com 10 a 15 cm entre as plantas e 25 a 30 cm entre linhas.
Quando cultivado em solos pesados, é recomendado que o plantio seja efeito em camalhões.

Tratos culturais do alho


Durante a faze inicial é recomendado que o solo seja sempre mantido húmido. Durante o crescimento dos bolbos as regas devem ser reduzidas e suspensas 15 a 20 dias antes da colheita.
Faça controle de ervas daninhas de modo a evitar a concorrência de nutrientes entre as plantas.

Doenças e pragas da cultura do alho


As doenças mais comuns são a ferrugem (Puccinia porri) e o Mildio cinza (Peronospora destructor).
A ferrugem do alho é provocada pelo fungo basidiomiceto. Inicialmente caracteriza-se por pequenos potos esbranquiçados, que vão evoluindo para tonalidades alaranjadas e finalmente na fase mais severa tonalidade castanha. Esta doença causa o enfraquecimento da planta, com efeito negativo no tamanho do bolbo.
O míldio, os danos ocorrem em qualquer fase de desenvolvimento da planta. Inicialmente manisfesta-se com a descoloração das folhas e hastes, com progressão para manchas amareladas, posteriormente forma lesões locais de cor violeta acinzentada.

Colheita e armazenamento do alho


A produção de alhos poderá ir  de 6 a 12 tons/Ha.
A colheita dá-se normalmente das 16  ás 36 semanas, dependendo das condições e das variedades. Os alhos estão prontos para a colheita quando as folhas mais velhas começarem a amarelecer e a secar.
Arranque a planta inteira com a ajuda de uma forquilha e deixe secar em local arejado.
Quando as folhas e a camada de fora do bulbo se apresentarem secos, o alho estará pronta para armazenamento.
Guardar em sacos de rede num local fresco e seco. Em condições favoráveis os bulbos aguento até quase um ano.

Curiosidades do alho


Todas as partes do alho são consumidas. Os "dentes" de alho são consumidos crus, cozidos ou assados. São o tempero de eleição que marca os pratos com o seu sabor marcante. Porém as folhas do alho, os caules das flores ainda tenros e os próprios bolbinhos que surgem junto à flor também podem ser consumidos.

As origens do alho remontam à mais de 6000 anos. Nalgumas culturas o alho tinha quase a mesma importância que o sal, porém era rejeitado pelas classe mais altas, devido ao seu odor, sendo por este motivo denominado como canfora dos pobres.

Nomes populares: Alho comum, alho da horta, alho manso, ajo (espanhol), garlic (inglês), ail (Francês), aglio (italiano).

1 comentário: