12.23.2014

Cultivo da cebola

Cultivo e sementeira da cebola

A cebola desde há muito é considerada um alimento muito importante na cozinha, com imenso valor para a saúde. É um vegetal resistente sem grandes dificuldades no seu cultivo. Pode ser usada fresca acabada de sair do canteiro ou do armazém.

Solo e adubação da cebola


Escolha um local aberto e soalheiro. O solo deve ser fértil e com boa drenagem. o local deve ser preparado com cava dupla, ao qual deverá ser incorporado matéria orgânica bem decomposta.
O pH do solo deverá se situar entre os 5,5 e os 6,8.

Sementeira da cebola


Os diferentes tipos de cebola é que determinam a época em que estas devem ser plantadas. contudo a sementeira  mais comum é no minguante de  Novembro ou Dezembro. Semeie directamente no solo ou num tabuleiro de esferovite. Caso escolha a 2ª opção deverá utilizar um composto à base de turfa. Numa temperatura média de 10º a germinação levará cerca de duas semanas.

 Transplante da cebola


O transplante deverá ser realizado quando o caule do cebolo atinja cerca de 5 mm de grossura e quando o risco de geadas seja mais reduzido. O cebolo deve ser despontado cerca de 2 terços e as raízes também deverão sofrer um pequeno aparo no comprimento. O transplante definitivo deverá ficar a uma profundidade de 2,5 centímetros de profundidade.
O espaçamento entre as plantas pode variar mediante as condições de cultivo, contudo a distancia de 15 a 20 centímetros entre plantas e 30 a 45 centímetros entre linhas é a mais aconselhada.

Tratos culturais da cebola


Mantenha os canteiros das cebolas livres de ervas daninhas. As sachas deverão ser leves e pouco profundas. Quando necessário efectue o arranque das ervas daninhas à mão.
Nos períodos mais secos regue de forma regular, tendo em atenção evitar excessos sob o risco de provocar podridões no canteiro e posteriormente no armazenamento. No final da fase de maturação deve parar com as regas.
Nas manhas de orvalho, polvilhe a planta com cinza de madeira, quando estas ainda se encontram húmidas.
Cuidado com os adubos azotados, em exagero podem ser a causa da má conservação da cebola em armazém. Este tipo de adubação só deve ser efectuado caso o desenvolvimento vegetativo da planta seja deficiente.

Pragas e doenças da cebola


A podridão branca da base da cebola deve ser reduzida através da rotação de culturas, do controle de ervas daninhas e dos desbastes oportunos.
O míldio e o oídio devem ser tratados de forma preventiva com um fungicida apropriado ou se preferir um método mais natural use calda de cal e cinza  

Colheita da cebola


Execute o levantamento das cebolas quando estas apresentarem a rama amarelecida e seca.
Antes do armazenamento a cebola deve ser seca por uns 8 a 10 dias, sem a incidência directa dos raios solares.
Certifique-se que as cebolas estejam bem secas, já que a humidade é a principal inimiga do armazenamento.
Guarde-as em local seco, arejado e sombrio, penduradas ou estendidas em tabuleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário